- Sabem quem é o rapaz da foto ?
               - Francisco Manuel da Silva, o músico que escreveu a partitura do Hino Nacional Brasileiro, o seu compositor, no ano de 1831, aos 36 anos de idade.
                 O letrista , Osório Duque Estrada nem era nascido quando Francisco morreu, isso mesmo, a letra é muito posterior, foi premiada em um concurso onde ganhou 5 contos de Reis , do então Presidente Epitácio Pessoa.
                A primeira gravação foi feita pelo famoso cantor Vicente Celestino em 1917, o mesmo que cantava  " Tornei-me um ébrio na bebida procuro esquecer, daquela ingrata...".
               Na minha opinião a música é um belo hino, tem uma harmonia simples e bonita .  Mas admito , nunca fui  fã de hinos. Quanto a letra, é outro riscado, acho um "saco" !  Envelheceu ,  tem um português arcaico demais, parou no tempo.
                A verdade seja dita, as crianças não entendem o que cantam , e aqui entre nós, nem os adultos.  Hoje em dia nem com dicionário escolar se traduz direito.
               Outra crítica é quanto a ser muito longo , sem a menor necessidade,  a gente não vê a hora de acabar, parece  que não tem fim, quando termina a primeira parte, vem a segunda, que é exatamamente igual , só muda a letra.   Os jogadores de futebol ficam perfilados , a chuva em cima ,  nem a metade canta, o público não se comporta e se torna uma obrigação tola, pois o verdadeiro espírito cívico não está presente.
               Em muitos países aconteceu a mesma coisa, e foram se adequando,  cortaram a letra, diminuiram o tamanho da música e mantiveram o civismo intacto.
               Um dia destes um rapaz daqui do Recanto,  aliás ,que nem conheço,  escreveu ; " Quem não gostar do Hino Nacional" que vá pra Venezuela ou pra Cuba. " - Pensei ; " Caramba, de que bueiro saiu esse sujeito ?". 
               - Meu rapaz, vou te responder;  " Eu não gosto da peça toda, embora reconheça que a música é boa, mas não vou pra lugar nenhum,  vou ficar por aqui e opinar sobre tudo o que me der vontade, porque este é o meu direito de cidadão livre, deu pra entender ?". 
                Eu não mando pra lugar nenhum os que pensam diferente de mim, isso é ignorância , coisa de gente pequena e inculta, prefiro os que respeitam e dialogam.
                Será que não gostar de hinos é não amar o país ? As coisas são tão minúsculas assim ? Aonde está a sensatez ?


 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 28/02/2019
Código do texto: T6586427
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.