O SOFRIMENTO

AS EXPERIENCIAS, as quais envolvem os animais, sobretudo ao Homem, deixam saldos positivos e negativos.

No decorrer de nossa existência deparamos com situações diversas, das quais vivenciamos inúmeras experiências. Umas nos dão prazeres, felicidades e nos realizam e outras nos causam sofrimentos. E, é sobre esse saldo negativo que dissertarei. Sofrimento tal é manifestado tanto fisicamente como psicologicamente. Este último é o que chamamos de dor da Alma ou dor emocional. E o que venha ser dor emocional? Trata-se de uma patologia complexa que nem sempre é diagnosticada, entretanto ela existe. Mas, ao contrário das dores do corpo que podem ser curadas com medicamentos a patologia da alma é mais sutil de diagnosticar, e pode ser devastadora na vida de uma pessoa, levando-a até mesmo a morte.

A dor emocional é um sentimento incômodo de origem psíquica e inconsciente, que pode gerar tristeza, depressão e outros quadros mais graveis. Ela é incitada por experiências emocionais danosas, como pressão sociocultural, tais como: exigências, traumas, vícios, questões profissionais, separações, rejeição, tratamentos abusivos ou uma grande perda. Há também, outros fatores inerentes ao sofrimento: as guerras, epidemias, catástrofes naturais e imposições generalizadas.

Mediante ao sofrimento eminente o homem cria diversas formas de escapulir desse destino uma delas é a concepção da quimera felicidade. Esta o Homem espera encontrar, também nas experiências que muitas vezes ele tem resposta contrária do que se espera, gerando ainda mais sofrimento. Portanto, convenhamos entender que: felicidade nada mais é que flashes de alivio que temos para poder suportar o viver penoso, visto que o sofrimento faz parte da condição humana. Esta, basicamente, representa a forma pela qual nos encontramos, com a presença de um corpo físico (matéria) e um espírito (aspecto imaterial), que é responsável pela manutenção da vida.

VALDA FOGAÇA
Enviado por VALDA FOGAÇA em 08/12/2019
Código do texto: T6813974
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.