O ARQUÉTIPO DO HERÓI

Com base na psicologia profunda desenvolvida por Jung, é interessante observar que a imagem arquetípica manifesta no modo de ser de um homem lutador, perseverante e esperançoso é, evidentemente, a do herói na sua coragem de permanecer, sob fortes e plausíveis razões, com a fronte erguida diante das ameaças às mais diversas e sem desistir de encontrar uma redenção para sua vida. O arquétipo do herói, o qual contribui para afugentar toda timidez e temor que possa assolar uma vida, está cada dia mais presente e enraizado naquele que se inspira nos atos de heroismo de homens íntegros e corajosos. E tal como estes, não tem outro destino senão o de aceitar o grande desafio de atravessar um processo demorado e tão repleto de derrotas e vitórias; de altos e baixos, mas que o fará rumar admiravelmente em direção ao descobrimento da verdade de sua própria alma em meio aos perigos e adversidades do mundo. Muitas vezes um ser humano que tem as características típicas de um guerreiro é aquele que passa por um caminho árduo de sucessivos aprendizados, caminho esse que também o conduzirá, no fim das contas, ao desenvolvimento de suas próprias potencialidades e ao crescimento de seu próprio ser interior.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 26/01/2020
Reeditado em 26/01/2020
Código do texto: T6850793
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.