O HOMEM NO CONTEXTO SOCIAL

Fatores pertinentes ao comportamento do homem em sociedades, têm sido para mim, nos últimos tempos, objeto de reflexão; do mais simples ao mais complexo. Para eu entender essa questão tenho lido diversos pensadores ... Tenho, também, mergulhado na História das civilizações, desde as mais remotas as contemporâneas; contudo, conclui que, neste Planeta o sistema organizado de sociedades rege sustentado em dois pilares . Talvez, inspirado nos seus temores e seus desejos de dominância, que o homem equilibrou-se ereto sobre dois pés.

Conforme a lei da seleção natural, os indivíduos sobrepõem-se os mais fortes aos mais fracos... E, seguindo por uma via dualista desenvolveram o homem dois mecanismos tirânicos (estado organizado e a religião) visando perpetuar-se a espécie; mecanismo este que é capaz de transformar o indivíduo desde ao seu estado físico ao estado moral (espiritual). Ambos os mecanismos são ferramentas que moldam os indivíduos em sociedades e o mais curioso é que na seleção natural só tem lugar para os que ocupam o primeiro lugar e no Máximo o segundo lugar. E, entre esses dois: primeiro e segundo, para que haja harmonia entre ambos, seguem na temporalidade como pernas: uma ao lado da outra, porém, ora uma a frente ora outra atrás, cada um autônomo (mas, sempre foram autônomos? Nem sempre são autônomos, pode ser que se unificam...); esse mecanismo tem sido o ópio do homem em sociedade, mas, também, tem sido essencial. Pude observar, também, os demais animais e percebi que entre eles há desejo de dominância e proteção. Entretanto, o que não me ficou claro foi a sua espiritualidade. Para alguns estudiosos, sobre esta questão, é difícil a compreensão. Uns acreditam que eles têm Espírito, alma assim como o homem. A este respeito, arisco apostar no meu ceticismo. O que chama de alma, de espírito, para mim não é senão energia vital e essa ao desintegrar-se da matéria animada transforma-se e se expande no Universo.

Como qualquer tirania seu papel é oprimir indivíduos...

O Estado assim como a Religião vem no decorrer da História moldando os indivíduos em sociedades, de acordo com seus interesses. Estes poderes são quem decidem sobre o viver de cada indivíduo, são seus construtores de pensamentos. Os indivíduos, a eles são proporcionados um viver dicotômico. Ao mesmo tempo em que se julgam autônomo são prisioneiros dos preceitos que esses dois poderes impõe-lhes. Todavia, tais preceitos, seguem, e são ajustados em cada curva do tempo, e assim o homem perpetua-se.

Sendo o Homem o mais desenvolvido no reino animal, portanto, ele sobrepõe aos demais animais; estes estão ligados aos três reinos em total dependência.

Como a evolução é um processo natural o homem em sociedade tem seu quinhão no processo evolutivo. Ao olharmos para trás podemos avaliar as sociedades, suas cultura, o viver dos indivíduos naquele contexto e ao compararmos com os das sociedades contemporâneas vemos quanto evoluímos desde as primeiras civilizações aos dias atuais... A História antiga nos mostra o abuso de poder desses dois poderes e a desumanidade que os indivíduos foram submetidos, desde a escravidão a tortura. A liberdade sempre foi algo precioso e essencial para a vida, porem nem sempre os indivíduos gozam dessa supremacia.

VALDA FOGAÇA
Enviado por VALDA FOGAÇA em 08/02/2020
Código do texto: T6860911
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.