REFLEXÃO CRÍTICA

Deveras, é interessante notar que as pessoas não fazem reflexões voltadas para o seu eu interior. Não buscam se auto-avaliar e avaliar o próprio ambiente ao qual está inserido, levando-se em conta as variáveis: comportamentos, relações e vivencias.

Em todo ambiente, há vários tipos de pessoas. Enfatizo aqui as pessoas arrogantes que pensam ter poder só porque tem vontade ou dinheiro. Pessoas arrogantes, sem o mínimo de educação, não tem força moral para criticar nada nem ninguém, ainda que tenha razão sobre alguns aspectos.

Razão tem aqueles que agem com bom censo; sem pressa; que realizam antes de tudo um debate, uma reflexão para não cometer erros e, principalmente, buscando uma solução para os problemas em questão.

As pessoas gostam muito de criticar seja o que, quem e quando for. Entretanto, não fazem uma análise do problema ou da situação para encontrar uma justificativa verdadeira para ele. Toda questão levantada, antes de ser discutida, requer uma análise imediata seguida de uma justificativa.

É notável que se tenha visões negativas, críticas expressas e soluções imediatas, entretanto, cabem as pessoas classificadas em descrições como estas, fazerem uma profunda reflexão de si mesmas para se adequarem ao ambiente ao qual está inserida.

A humildade é o quesito que todos devemos ter. A doçura com que falamos, as atividades que exercemos no cotidiano com amor e carinho, a forma de se expressar em determinados momentos sejam de conflito ou de alegria, tudo isso e muito mais está relacionado ao bem-estar de cada pessoa.

Somos humildes em nossas atitudes, temos que admitir nossos erros, antes de criticar os outros devemos olhar dentro de nós mesmos, não podemos nos sentir as melhores pessoas do mundo.

Diz-se que a humildade é uma virtude humilde, quem se vangloria da sua, mostra simplesmente que lhe falta. Ela torna as virtudes discretas, despercebidas de si mesma. Tê-la não significa ser servil. Tê-la não é signo de fraqueza. Pode-se ser humilde sem se depreciar ou reconhecer os valores de cada um.

Como se percebe, as pessoas não pensam, só discutem. Às vezes, a solução é tão óbvia que não deveria haver necessidade para tanta discussão ou pedidos de conselho para outras pessoas. Parece que quem está fora da discussão, assistindo-a em torno da problemática, tem um maior discernimento para propor soluções lógicas.

É o comportamento que influencia a comunicação, permitindo o surgimento ou não de boas relações, alavancando o grau de participação dos indivíduos em torno de objetivos comuns, proporcionado pelas contingências e necessidades.

A ética é um processo reflexivo de cada ser, sendo assim, um parâmetro comportamental, isto é, há uma disparidade entre a ética praticada por diversos grupos, pois, a mesma é uma questão cultural.

Portanto:

A crítica se sustenta em argumentos, tem fundamento e é respeitosa. Entretanto, a pessoa crítica que não avalia, que só reclama das coisas e que não faz nada para melhorá-la, torna-se desagradável, cujas observações estão fora de lugar e hora. Ninguém suporta uma pessoa desse tipo, sempre.

Bom senso, ética-moral, elegância no dizer, ter coragem de fazer autocrítica, devem ser imprescindíveis ao crítico genuíno. O bom senso orienta que, antes de atirarmos a primeira pedra crítica devemos nos colocar no lugar do criticado. Infelizmente, no mundo globalizado, parece estar desaparecendo essa qualidade – e arte – de se colocar no lugar do outro, que a psicologia denomina empatia.

A humildade é uma virtude que deve ser emersa da nossa própria essência, sendo fruto da reflexão de cada ser humano. Fazê-la nascer, desperta o nascimento de outras virtudes latentes em nossa alma.

Mas, a verdadeira humildade, é aquela que o homem tem consciência e possui uma convicção do que ele é, da sua capacidade, da sua força ou da sua fraqueza, compreende a sua inferioridade, reconhece seus limites, mas, não sofre por isso, se esforça e trabalha para ser melhor e procura constantemente seu aperfeiçoamento físico, moral e espiritual.

Não adianta aqui, o leitor se sentir ofendido. Ofendido, está-se à medida que se convive com pessoas desta categoria.

Todos os seres humanos são únicos e insubstituíveis, tendo capacidade de se transformar, tudo depende da reflexão. Todos nós sabemos que nossos sonhos rotacionam para um único objetivo: o bem-estar de todos.

Ao fazer esta reflexão, recordei destas duas frases a seguir:

• Conhece-te a ti mesmo (já dizia Sócrates a.C);

• Não faça aos outros, aquilo que não quer que façam para contigo. (Provérbio popular).

FARES, 03/10/2010

FARES
Enviado por FARES em 19/02/2020
Reeditado em 19/02/2020
Código do texto: T6869938
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.