PERIGO À INDIVIDUALIDADE

Um dos perigos e uma das grandes ameaças ao desenvolvimento da individualidade humana, individualidade essa que torna uma pessoa mais consciente do seu ser no mundo e mais responsável pela sua própria existência, é o magnetismo exercido pela força de uma coletividade que suprime qualquer chance de uma manifestação autêntica e criativa de seres humanos autônomos e livres. Tal magnetismo e fascínio foram os responsáveis pelas grandes carnificinas da história da humanidade, gerando prosélitos incuráveis em todas as partes, e fazendo com que até um simples homem, um insignificante funcionário do estado aquém de qualquer perversidade, se tornasse um grande facínora a mando de suas lideranças, um homem sem qualquer gesto genuíno de compaixão; de tal modo que, para apoiar o regime do qual fazia parte, autorizou a matança sistemática de inocentes em campos de extermínio. O nazismo e o comunismo, certamente, foram bons exemplos históricos onde as mais diversas individualidades foram profundamente tragadas pelas monstruosidades de uma exigência social; foram, infelizmente, suprimidas em nome de um sistema ideológico-social-político dotado de enorme poderio sobre as massas que, alienadas de sua própria condição, permaneceram amorfas e escravizadas por falsas esperanças as quais nunca se concretizaram.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 24/02/2020
Reeditado em 24/02/2020
Código do texto: T6873601
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.