ESCRAVOS DE ELOGIADORES ("Os piores escravos são aqueles que estão servindo constantemente as suas paixões." — Diógenes)

As pessoas facilmente elogiam as outras para se passarem por simpáticas e conquistar a realização de algum desejo egoísta. E esses bajuladores nem avaliam para ver se está sendo coerente. Visto que só os frutos da sabedoria são dignos de elogios sinceros, e o sábio não se reduz em vaidade.

O elogio é um mel letal para quem toma gosto inadequadamente, porque pode potencializar seus baixos sentimentos. O homem natural só reconhece seu lugar quando está no chão, por isso Deus derruba alguns homens para reconhecer com satisfação o milagre do levantar. Se um homem tem um caráter baixo ou fraco, o louvor a ele atribuído fará com que fique orgulhoso, soberbo e autoritário.

Se um homem tem um caráter precioso ou forte, ele não será afetado; foi tentado, porém, continuará em seu caminho, modesto e humilde, dando glória a Deus e agradecido por qualquer bem que ele possa fazer em prol dos outros. Já estou em um nível de humilhação e precaução tão grande que quando alguém concorda comigo em alguma causa, logo penso que estou errado: Quando recebo elogios, preparo-me para a rasteira. Assim, protejo-me dos elogiadores fáceis, eles não são meus amigos.

Quando profiro elogio a alguém, costumo respeitar a margem do possível crescimento deste indivíduo. Portanto, não atribuo nota dez a aluno algum para evitar a estagnação. Mas, sou julgado por isso, colegas não aceitam, eu diminuo o que eles exaltaram. As disparidades também são meus pecados. Somente os sábios reconhecem o grande perigo dos elogios dos tolos. CiFA