O TORNAR CONSCIENTE

A consciência é uma tênue luz cujo desafio é alumiar ao menos uma pequena fração daquilo que desconhecemos a respeito de nós mesmos e também, o que é outra empreitada, a respeito do mundo em que vivemos e formamos. No vasto oceano do não-saber, a nossa vida consciente é como uma pequena faixa de terra, ou melhor, uma ilha circundada pelo incognoscível, pelo desconhecido, pelas profundezas do inominável. Isso não significa que somos uma ilha distante de outras ilhas, mas simplesmente uma ilha no meio de um arquipélago de outros seres, sempre em busca de tornar visível o que é possível se transformar em perceptível e cognoscível. Não está em nossas mãos, outrossim, facilitar a nossa comunicação com outrem pela via do respeito e do diálogo que objetiva compreensão mútua, de modo a atenuar os abismos das dissonâncias interpessoais? A nossa tarefa é sempre aprendermos a ver o que está para ser develado; ao mesmo tempo, discernir e tornar significativo quem somos num mundo onde estamos em constante busca de nossa identidade, valor e autenticidade.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 24/03/2022
Reeditado em 25/03/2022
Código do texto: T7479933
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.