O VALOR DA LIBERDADE

Liberdade sem responsabilidade ética amarga a fatal consequência de uma anarquia de todos contra todos querendo satisfazer os seus desejos mais abjetos e nefastos. Eis aí o retrato da pior das sociedades e de pessoas jogada à própria sorte... E, por outro lado, uma existência sem liberdade é o resultado de uma vida humana subjugada pelo império da escravidão e da opressão. A verdadeira liberdade acontece, de fato, quando desenvolvemos uma conduta que refletirá em nossa saúde e também na vida de outra pessoa, cuja finalidade é sempre propiciar um caminho de boa convivência e respeito mútuo, sem que, portanto, firamos os direitos alheios e a liberdade de ser de outro ser. Essa é a condição imprescindível para fortalecermos a nossa integridade pessoal e propiciar verdade em nossas relações interpessoais. A liberdade só surge quando desenvolvemos una ética que nos ajuda a lidar melhor com a nossa condição e nos motiva a transcender as nossas limitações em respeito ao nosso direito a vida e ao cuidado com o nosso próprio ser.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 19/04/2022
Reeditado em 21/04/2022
Código do texto: T7498231
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.