O "NOVO-NORMAL" DA EDUCAÇÃO ("Nunca desista do controle. Viva sua vida sob suas próprias regras." — Breaking Bad)

Em meio ao retorno das aulas presenciais, deparo-me com uma realidade distinta. Não podemos simplesmente resgatar o passado, é preciso abraçar o presente transformado, o "novo-normal".

A educação, assim como todos nós, se reinventou. Nossas janelas para o conhecimento agora são telas, desafios inéditos surgiram. As aulas online trouxeram praticidade, mas também nos distanciaram.

Contudo, não podemos deixar que a conexão humana se perca. A empatia, a compreensão e a dedicação mútua são fundamentais. Precisamos ir além das câmeras desligadas e dos microfones silenciados, buscando maneiras de nos aproximar e criar uma atmosfera de aprendizado que supere a distância.

Ao refletir sobre essa experiência, compreendo que a educação vai além das circunstâncias. Ela está enraizada em nosso desejo de aprender, de crescer e de nos conectarmos. Mesmo diante dos desafios, é nosso comprometimento e dedicação que farão a diferença.

Assim, encaremos o "novo-normal" com coragem e determinação. Valorizemos cada momento de aprendizado, seja ele presencial ou virtual. Nutramos a chama do conhecimento, pois é através dele que encontramos transformação.

Apesar das adversidades, a educação permanece como a luz que nos guia, moldando o futuro. Lembremo-nos de que, independentemente do "normal" em que nos encontremos, a jornada do aprendizado é constante e nos abre portas para infinitas possibilidades.