O CULTIVO E O RESGATE DA MEMÓRIA

Resgatar uma memória feliz é ser feliz novamente e de alguma forma eternizar em nosso coração o que um dia nos fez realizados, ainda que por um átmo de segundos ou uma sucessão de Instantes, cujo resultado futuro pode ser uma doce nostalgia ou a esperança do que é ser íntegro e singular. Por isso, é tão bom contar a nossa história, desvelando para alguém de maior confiança o significado que demos aos acontecimentos de nosso passado; e que, de alguma forma, ainda se faz presente e vivo como uma vela com sua chama. É pelo êxtase da memória que trazemos à tona a verdade do que agregamos com as nossas experiências. E até mesmo uma lembrança triste é imprescindível para ressignificarmos muitas coisas da vida, até mesmo um trauma quando adquirimos a coragem necessária para enfrentá-lo. Cultivar a memória de longo alcance é o que faz toda diferença quando precisamos dar o nosso testemunho pessoal. E a arte, o cheiro, as imagens poéticas e uma boa amizade ajudam sobremaneira em tais evocações, principalmente quando a sensibilidade do poeta está presente num ser. Estes educadores são excelentes intermediadores de um processo de evocação e facilitadores da compreensão de como se deu as nossas influências, permitindo um desbravamento de quem somos a partir de quem fomos outrora.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 05/07/2023
Reeditado em 05/07/2023
Código do texto: T7829833
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.