LIBERDADE INTRA-INTERPESSOAL

A liberdade interpessoal começa quando sei respeitar os limites do outro; e o que eu penso e o que eu sei, é importante também para o desenvolvimento pessoal do meu semelhante. Essa consciência do respeito é, portanto, uma condição necessária para o viver bem em sociedade; mas, por outro lado, pode ser a condição do meu próprio aperfeiçoamento e desenvolvimento ético. Se eu penso como um homem livre, certamente eu consigo ser responsável pelas minhas condutas e transparente nas minhas intenções que têm uma certa repercussão na vida social.A liberdade interpessoal nasce de uma liberdade no coração do ser do indivíduo; nasce, de fato, na minha maneira de lidar com o sofrimento, com a rejeição, com as amizades e amores que surgem no decorrer de minha existência, uma jornada no caminho da individuação que me aproxima do que é ser mais íntegro em face do outro na sua diferença e com a consciência de quem eu sou na minha própria singularidade. A liberdade não se dá só no saber escolher entre isto ou aquilo, mas é também uma realidade ontológica que permeia a minha vida privada em constante ir e vir, bem como a minha vida pública no intento de estabelecer uma convivência salutar com tudo o que me rodeia, sem sufocar, sem alienar, sem corromper, a fluidez criativa do meu pensamento e, de modo geral, a manifestação de minha existência autêntica no mundo em que eu vivo.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 27/08/2023
Reeditado em 27/08/2023
Código do texto: T7871559
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.