TEMPO DE LUTO

     Não existe receita para lidar com o luto. Ele precisa ser vivido com toda sua intensidade e verdade. Cada pessoa o vivencia no seu tempo e da sua forma. O luto é a realidade de alguém que está aprendendo a superar uma parte do seu ser que agora só vive no coração de sua memória. Em cada lágrima vertida em memória de um ente falecido, a marca do seu brilho deixada em nós... A perda de um filho, de uma mãe, de um irmão ou de um animal de estimação pode gerar a princípio um sentimento profundo de evanescência da vida. Com o tempo, após o sofrimento ter ficado um pouco mais atenuado, se abre ainda mais o horizonte da saudade de quem amamos, revelando em nós a sua importância e significado. O processo do luto é essencial não só para aprendermos a encarar a dinâmica da brevidade da existência, mas também para dar o devido valor àquele que endereçamos a nossa estima, afinidade e amizade. É nesse processo árduo que resgatamos a memória de um ser, ora entoando preces em prol daquele que partiu (e em agradecimento pela sua existência passageira ao nosso lado), ora evocando os melhores momentos de sua vida na terra. Jamais teremos consciência de nossa condição se formos insensíveis a morte de um ser humano ou animal. É o que nos faz enxergar a existência com mais sabedoria e humanidade no melhor sentido do que essa palavra pode significar.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 15/11/2023
Reeditado em 17/11/2023
Código do texto: T7932344
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.