A ATUAÇÃO DO PSICOTERAPEUTA

      O psicoterapeuta é todo profissional da psicologia (mormente no seu viés clínico) que busca auxiliar o paciente na sua recuperação, fortalecimento e desenvolvimento pessoal. Na própria etimologia da palavra psicoterapia, encontramos o sentido de cuidar do ser; cuidar, para ser mais preciso, de suas questões emocionais, existenciais, psicologicas por meio de uma investigação bem elaborada, uma intervenção e uma análise que possibilita uma clarificação de seus conteúdos trabalhados em terapia, favorecendo dessa forma o conhecimento de sua própria vida. Um trabalho que, como a própria palavra psique nos revela em sua etimologia, traz a ideia de cuidar da alma de um ser enfermo. Não deixa de ser, esse processo (e com prazo indeterminado), um verdadeiro encontro de almas...De fato, todo terapeuta busca cuidar daquele que sofre não somente por meio de conselhos e do suporte emocional, mas também através da escuta que favorece a compreensão, a confiança e a condição do padecente de falar com mais desenvoltura acerca de seu sofrimento, seja ele de qual natureza for. Uma psicoterapia bem desenvolvida certamente carrega todos esses elementos, além da técnica terapêutica que instrumentaliza a organização do trabalho de uma terapia. No entanto, antes de qualquer técnica, o profissional do encontro precisa ser consciente do quanto a sua motivação e a estima por aquele que sofre são fatores de grande peso: fundamentais, portanto, para o progresso de um processo terapêutico. E a própria ética de um psicoterapeuta, mais do que ser apenas uma cartilha profissional, é uma força que brota do coração de seu ser para fazer toda diferença no seu meio de atuação. Antes de ser um código que auxilia o psicólogo na sua integridade profissional, é também a sua própria condição para germinar a liberdade de fala das vivências mais profundas do paciente, bem como o melhor recurso para o autoconhecimento tanto daquele que escuta, quanto daquele que é ouvido sem reservas.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 02/04/2024
Reeditado em 07/04/2024
Código do texto: T8033431
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.