Eterno aprendiz

... Aquele que pensa consigo e diz: "Preciso aprender a aprender", Necessária humildade e coragem para adentrar no mundo da aprendizagem.

Somos constituídos por aquilo que nos falta? Na aprendizagem sim, pois o que já aprendemos será válido para o que ainda temos que adquirir.

O início das aulas sempre tem seus paradoxos. Para alguns é tédio, para outros calma e remédio. Sala de aula, quadro, mensagem, professor(a), alunos um tanto tímidos com o primeiro dia de faculdade, o custo e o preço, a medalha e o mérito a conquistar, alegria do começo e desafiante perseverança para ir até o fim, lugar onde o valor está.

O não-saber é positivo, dá à vida dinâmica e sentido, interesse que não se encerra na busca insaciável da descoberta.

O erro? Ah, ele faz parte e talvez seja necessidade para se poder acertar. Mas o engano é pior que o erro, pois aos poucos vai criando e concebendo uma verdade inexistente na mente.

Quando se erra, o que se aconselha é virar a página, sem ter medo das lágrimas e das palavras erradas, continuando a escrever com a tinta que é a própria vida a nossa história, que sempre é a melhor escola.

Aluno, que em latim quer dizer alumni, aquele que está à luz, então, direcionando-se por ela e à ela; Luz que lhe é proporcionada pelos mestres/professores, em cada palavra, em cada aula.

Professor que também torna-se aluno do aluno, no sentido dele ser inspiração e razão da sua pesquisa e preparação para aplicar sua maestria com afinco e convicção.

"Só sei que nada sei", expressão socrática para expressar o limite e a possibilidade humana diante do saber. Não deve ser uma expressão que conote conformidade com o o limite e com aquilo que não se sabe. Pelo contrário, deve ser uma injeção de ânimo para curar a preguiça intelectual e projetar o homem à possibilidade contida no processo da aprendizagem.

E como dizia o poeta maior, "não nos afastemos muito, vamos juntos de mãos dadas"(C.D.A.), eis a raiz de um eterno aprendiz: saber que é aluno mas também pode ser professor, precisa do outro que também precisa dele, círculo de quem doa e recebe de modo fraterno e perene. Isto porque, como diziam nossos avós, "ninguém é tão pobre que não tenha nada a doar, e ninguém é tão rico que não tenha nada a receber". O "tu" sempre acrescenta ao meu "eu" que por sua vez tem como consequência a formação benévola do "nós".

Coração centrado, olhos atentos, mente aberta, eis o aluno; solo fértil que acolhe do professor conhecimentos que são sementes capazes de produzir nele os seus devidos frutos, seja pela descoberta gradativa de um novo mundo, seja pela humildade adquirida através do limite que o humaniza.

Os sonhos, os ideais, os objetivos, não podem ser considerados distantes da realidade sob a âncora do "futuro", Eles são construídos aos poucos, dia após dia, no hoje presente, com a escola do ontem passado para seguir em frente.

Se há o sonho de ser um grande professor, administrador, contador, advogado, psicólogo ou seja lá o que for, é preciso saber que esse "eu ideal" começa no "eu real". Ou seja, construo a casa do meu futuro com os tijolos do meu hoje.

"Começar é de muitos, perseverar é de santos". Não digo os santos imaculados, mas todos os viventes que jamais desistem do aprendizado.

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Hudson Roza
Enviado por Hudson Roza em 04/02/2010
Código do texto: T2068217
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