Ao Meu Eterno Amigo e Irmão Thiago Tomaz Costa – O Brocollis

Thiago Tomaz Costa! Ele tinha orgulho deste nome, dizia ser forte de “macho”. Quantas vivencias, experiências, falas, trocas de ideias, composição e leitura de poesias....

Quantas festas!!!! Churrascos regados a rock n’roll.

E os filmes e series, ah! É difícil falar disso. Eu e Thiago há mais de 15 anos implementamos uma rotina filosófica e metódica quanto a cinematografia e os seriados. Estávamos atentos aos melhores filmes e series disponíveis no mundo, descobríamos também coisas novas de países com pouco destaque no cinema, mas com obras profundas. O que dizer hein Thiago Tomaz Costa dos filmes argentinos de Ricardo Darin, fica aí a dica para todos! Fazíamos a transposição da do que foi assistido para nossas vidas e com debates, reflexões e sínteses! A maioria das vezes regadas ao vinho Cantina da Serra ou apenas no conforto do jardim da igreja sentados na grama, à noite sem quase ninguém na praça onde nossos pensamentos ecoavam e nos fortaleciam nos tornando seres fortes, únicos e acima de tudo pensantes. Era enfático ao dizer “ninguém aqui em Teofilândia já viu mais filmes e series em quantidade e qualidade que a gente” eu tenho quase certeza sem querer ser melhor que ninguém que isso é uma quase verdade. Hoje é fácil todo mundo dizer que assiste, porque tem o cinema em serrinha, e a Netflix que chegou para ficar e ta ficando cada vez melhor. Mas a questão é que éramos ratos em fuçar filmes e series na internet, o que dizer do MEGAUPLOD, pagávamos na época 06 reais para baixar 6 GIGAS por dia, imaginem! Eu e ele com essa cota diária, quando eu ia fazer algum download 8 horas da manha ela já tinha esgotado, porque tinha as SERIES (Lost, Fringe, How I met your mother, Smallville, Hannibal, Game of Thrones, Unforgetablle, 2 broke girls,, Orange is the new black, Homeland, Blindspot, The Blacklist, House of cards, Longmire, Gotham, The last man on the Earth, Mr. Robot, Two and half a men (ah Charlie sheen), Sons of Anarchy.... me perdoem as series mas esqueci umas 100 aqui, acho que isto basta!

E não era assisti por assisti, havia uma competição subjetiva e simbólica, onde começamos juntos a assistir e ele fazia questão de perguntar “já to no capitulo 10 e tu” “só vi dois” e ele dizia “você é fraco” tudo isso para ele ter o prazer de contar tudo que já a aconteceu e me fazer implorar para para contar e perder a graça!

Oh! Thiago! Os filmes e series nunca serão os mesmos, mas.... em sua homenagem nunca deixarei morrer esse legado nosso, que começou com o DVD AMVOX, que comprarmos juntos e assistíamos no mercadinho de Dona Fátima, entremeio a pesadas de açúcar e copos de vinho escondidos nas prateleiras para sua mãe não ver! Saudades...............

Conheci Thiago Tomaz Costa no Ensino Médio, ele já tinha uma carga de vida maior, com experiência em colégio militar e aquela lacuna que o percorreu no resto de sua vida, corroendo sua mente e espirito, a de que hoje poderia ser um militar de patente alta, tal qual seu irmão hoje o é! Ele me dizia varias vezes que isso não importava, queria ser feliz, aproveitar tudo, ser livre.... um tal ímpeto que muitos não entendiam, mas era a escolha dele. E eu entendia porque ele estava sendo o que brotava dentro dele.

É retórica falar de conhecimento e aprendizagem com ele, dizia “é fácil” “isso aí mole” “deixe eu te explicar para você ver como é”. Sua capacidade em devorar livros era excepcional! Enquanto eu passava uma semana ou duas para ler um livro com 200 páginas, em tempos intercalados, ele em um dia já tinha lido e falava “e aí gostou do livro” e eu falava “que livro?” e ele “oxe eu li em 2 horas e se quiser te explico tudo”. Era leitor assíduo e fã, assim como eu, dos livros do filosofo alemão Herman Hesse (fica aí a dica). O Lobo da Estepe nos marcou profundamente com Harry Haller e sua melancolia e solidão, a forma distorcida e critica de ver a vida, a dor e sofrimento em cada detalhe do rosto e a super superação em resignar-se ante a necessidade de viver melhor!!!! Ah Herman Hesse.... ainda tinha os outros “Demian” “Narciso e Goldmund” “Gertrud” “o jogo das contas de vidro” e o principal “Sidarta” em seu percurso pela vida, ansiando pelo seu nirvana e pelo seus sonhos. Sim pessoal! Lemos quase todos os livros de Herman Hesse, assim como Jorge Amado, Ubaldo Ribeiro como seus eternos “Sorriso do Lagarto” “Setembro não tem Sentido” e “A arte a arte de roubar galinhas”. Thiago Tomaz Costa dizia que o sonho dele era ir um dia na ilha de Itaparica e tomar uma cachaça com Ubaldo Ribeiro, já que era comum encontrar ele perambulando pelas ruas da ilha. Tem também Gabriel Garcia Marquez, Carlos Castaneda com “A erva do diabo” (tá ficando aí as dicas” e a coleção de Game Of Thrones, ele não se contentou em comprar a dele, como me deu também uma, dizia “rapaz eu quero a minha e também quero que você tenha a sua”. Por aqui encerro sobre livros, teria muito mais a discorrer....

Muitos em Teofilândia e alguns pelas redondezas por onde fez amizades no Roch N’roll não conhecerá Thiago Tomaz Costa como eu! Em estado bruto, nunca lapidado, com encontros diários, noites adentros, feliz parcialmente, triste constante, incansável, dormindo ao relento em festas que fomos: O Rappa, Charlie Brown, Nando Reis, Engenheiro do Havai, Os Paralamas do Sucesso, Los Hermanos.... quase Camisa de Vênus..... quase Legião Urbana..... quase Frejat... mas o que importa é que todos foram marcantes.

E o que dizer da Banda com nome esquisito para caralho, é preciso dizer, OS DEVOTOS DE GENESIO DO BAR, acho que de uma embriaguez dele e Eugenio no mercado de Sr. Eugenio viram genesio da barraca vendendo bolo e café e surtaram dizendo que esse seria a experiência mais próxima de uma banda de Rock, que nos levou a shows extremos de felicidade, pois trocávamos o som mecânico pela arte de tocar e cantar as nossa bandas favoritas! Eu não fazia nada! Apenas criticava, falava mal, esculhambava e dizia que tava uma merda! Rsrsrs

Mas vamos reconhecer tocaram muito e nos animara muito em churrascos exclusivos da galera do rock! Obrigado Mateus, Marcos, Odilon, Idalicio, Tainá, Roberto Codax (vulgo Peru), Lazaro, Eugenio, Lucas Osso e Lucas Souto, Jorge (vulgo papelão) e outros que devo ter esquecido, a emoção faz isso! Vocês fizeram de Thiago uma estrela de Rock! De mentira! Mas não importa ele se sentia um Deus cantando musica gritando!!!!!!

Obrigado Vera Lucia do Nascimento, por ter adentrado a vida dele, ter ajudado, melhorado sua forma de vida no que lhe foi possível e realizar um sonho eterno dele, ter uma mulher ao seu lado para poder chamar de “Minha Mulher” não é Vera!? Chamava vera toda hora assim, e ao nos convidar para um jantar no Restaurante de Dona Fátima e falar a todos que tinha uma mulher parecia um menino de 12 anos que tinha beijado pela primeira vez! Vera Lúcia você fez Thiago Feliz e onde ele estiver estará contigo e conosco, porque lembrar dele já me faz chorar e isso é suficiente para nos mostrar que é o espirito dele está comigo aqui agora e com todos mencionados.

Thiago Tomaz Costa era um irmão que não tive! Presente, emotivo, sincero, companheiro e LEAL ao extremo ao ponto de ter ciúmes se eu estivesse com outros amigos ou colegas ao invés de estar com ele, de até brigar comigo mesmo! Imaginem? Quem o conhecia sabia que tudo era para ser em prol dele, num egoísmo e controle total! Ah Thiago!

Acho que falar sobre amizade aqui eu destrincharia umas 100 paginas, mas está evidente nos relatos acima do que estou falando: AMIZADE VERDADEIRA E SINCERA, AH!!! E ETERNA

Thiago posso dizer sem hesitar: você foi e será sempre meu melhor amigo, difícil não dizer isso sem lagrima no rosto e coração apertado. Você dizia ao ficar sentimental “desgraça tem uma espinha na garganta” e caía lagrimas dos olhos de uma forma de touro transfigurada em uma criança frágil, que apenas sentia dores como qualquer um e que de alguma forma sentia-se injustiçado, rebelde, maltratado de forma que nem eu, tão próximo, conseguia entender por completo, tenho minhas ideias e suposições que também morrerão comigo, pois é infidelidade eu revelar a quem quer que seja!

Obrigado por ter sido o amigo que foi em todos os instantes!

E você nos fortaleceu enquanto pode com amizade, porque certeza tenho de sua presença em nossas vidas e corações, porque dificilmente o que estiveram DE VERDADE, não me refiro a relações efêmeras, ao seu lado, não deixarão de lembrar de ti, um dia sequer.

E para quem possa interessar aqui está o link da página de poesias de Thiago Tomaz Costa, onde ele postava sua vida, o que ele realmente é!, com pseudônimo de: broccolis.

PS: Você era broccolis mesmo, porque broccolis dá sustança, fortalece.

https://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=27331

Não preciso nem dizer que já li todas, afinal eu vivi uma vida ao lado dele como amigo fiel, então em suas poesias nossas vidas são reveladas.

Obrigado a todos por terem respeito, consideração e amor por Thiago nessa vida....

EU TENHO AINDA.......

HERCULES DE OLIVEIRA FERREIRA, 19/03/2018

Rei Faces
Enviado por Rei Faces em 20/03/2018
Código do texto: T6285209
Classificação de conteúdo: seguro