ENVELHECER

Aceitarei mergulhar novamente no pó, pois de lá emergi originariamente.

Passam-se as horas, dias, meses e anos e o tempo esvaindo-se de forma real, implacável... Apesar disso vivo alegre e intensamente. O espelho não me mente. Sou feliz porque amei, sofri, vivi tendo a paz como minha aliada.

Continuo aqui e não sei quanto tempo me resta. Amanheço e anoiteço, vivo em festa pausadamente vendo tudo acontecer.
O que é mesmo envelhecer?

Acordar cada manhã e ver diferente o rosto e as cãs aparecerem. Usando e trocando de óculos que o médico vai receitando. As ginásticas antes prazerosas agora se tornam custosas.

Veja bem você que me lê agora, o velho tem rica experiência e sabedoria; interessante seria que a ciência pudesse aproveitá-la um dia!

Envelhecemos fisicamente, mas o nosso espírito e sentimento sempre jovens são, pois a velhice é apenas uma continuidade da evolução.

É preciso saber, tornar como criança vivendo em constante esperança.
Viver e envelhecer com dignidade é ter uma existência madura. Se a terra é fértil, é certa a boa colheita com fartura.
As sementes semeadas com amor mesmo entre espinhos produzirão frutos e serão colhidos com louvor e carinho.

Envelhecer é viver, é gostar do que fez e realizou, e depois contar que doeu sim, mas aprendeu, e o que foi ruim esqueceu.
Alegria não tem idade e na alma a ruga não aparece e é por isso que ela não envelhece.
A alma não morre, só adormece e é muito bom saber que na eternidade todos se conhecem.

Envelhecer é ter a dignidade de contemplar a beleza da natureza que nos faz esquecer muitas tristezas.
Ter sempre um sorriso nos lábios, alegria no rosto e no coração, também guardando boas lembranças a quem puder dar carinho para prosseguir na jornada.

Em nossa caminhada passamos por etapas que podemos comparar às estações primavera seria a primeira infância o verão a juventude, quando se percebe o outono chegar mudanças inevitáveis começam acontecer e quase sem perceber o espírito forte como é, dará sustentação ao corpo para o inverno vencer.

Envelhecer é ter passado pela história, ter feito história, metamorfoseando já que tudo vai mudando.

É interessante à medida que envelhece o corpo ocorre um contraste com a alma, que por si amadurece ao ponto da preocupação com o físico ser algo secundário, valoriza o aprendizado avaliando e diferenciando o justo do injusto, ponderando e mantendo a calma e no dia-a-dia vai encontrando a explicação da vida. Agora o sonho e encantamento é ouvir a canção da alma.

Na verdade não importa a sua idade e sim o que você é. Se você plantou muito amor nunca estará sozinho. Ao chegar o fim verá refletida a sua própria vida.
É lembranças e lembranças!
Maria Loussa
Enviado por Maria Loussa em 12/07/2009
Reeditado em 12/07/2009
Código do texto: T1696315
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.