Amigos

Amigo é uma palavra abrangente , vinda do latim na junção de três palavras A-MI-CUM , o artigo, o pronome e a preposição "cum" por último, como se escrevia naquela época, na antiga Roma. Significa, claramente ; " Aquele que vem a mim" .

Este tema me veio a cabeça no sábado passado, quando fui levar a minha filha Mônica até a casa dela em "Mogi das Cruzes", e na calçada do prédio vi um pedaço de papel rasgado, mas com boa parte da letra intacta, " Canção da América", de Milton Nascimento e Wagner Tiso, parei, isto é bem a minha cara, as vezes penso ver o mundo quadro a quadro, segurei o recorte com o pé, para que não voasse , e fiquei cantando , enquanto a minha filha ficou me olhando e sorrindo , ainda na calçada, esperando para entrar. - "Quando chegar em casa vou tentar tirar a música ao violão, acho que vai dar ... ", no que ela me apoiou prontamente , pois também gosta da música. O pedacinho de papel ? Não, não o joguei ao chão, merecia ficar na mureta do jardim, cuidadosamente colocado para que mais alguém "cantasse"; " Amigo é coisa pra se guardar...Debaixo de sete chaves...Dentro do coração...Assim falava a canção..."

Na vida se tropeça várias vezes , e isso nos deixa muito seletivo com o passar do tempo , em todos os sentidos, e se não houver vigilância, nos tornamos amargo, o que não desejo que aconteça de forma alguma, sempre tive um espírito alegre, embora as vezes necessite de uma breve clausura para me recompor, o que considero normal.

A decepção com amigos é um plural, se ouvirmos vários depoimentos nos surpreenderemos com os relatos de traição, falta de consideração, e deslealdade, mas será que esperamos demais das pessoas ? Talvez sim...Eu sou muito cauteloso nesse sentido, e nunca mostro o melhor de mim logo de cara, pois considero que o meu esforço deve ser do tamanho da vontade da pessoa , então fico analisando bastante. Não quero dizer que não seja simpático, muito pelo contrário, me considero agradável , mas...cautelosamente agradável...nas palavras ,e principalmente nas atitudes.

Acho melhor ter poucos e bons amigos, do que um bando de " descartáveis" na sua maioria. Gosto de um bom ambiente, saudável, nada de papo de política no meio do churrasco, o gostoso mesmo são as piadas, os "causos" ( são muitos), as músicas, as risadas com os parceiros de anos a fio, vale até relembrar de pessoas que já se foram e que nos fazem falta, mas tudo na medida certa ,para não azedar.

Medir o ambiente é importante, esteja com quem for, medir as atitudes, as palavras para nunca ofender, não magoar as pessoas, as vezes até guardar opiniões para evitar o choque , pois são momentos, e gostamos de repetir os bons momentos com quem nos são caros.

Agora chegamos ao final de 2014, e ofereço uma taça imaginária a cada um dos meus amigos ,poetas do Recanto, com o desejo que triunfem nas relações de amor e amizade.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 30/12/2014
Reeditado em 30/12/2014
Código do texto: T5085950
Classificação de conteúdo: seguro