PRESSÁGIO ("Previsão para luta: Dor" (Rocky Balboa).

Logo chegaremos ao dia, no sistema educacional, no qual teremos de pedir permissão ao aluno para fechar as notas bimestrais! Não precisava ser assim tão difícil para os conservadores dos bons princípios! Porém, "As profecias são enigmáticas para que o sentido delas só seja descoberto depois que o vaticínio se cumprir." (Mário Pereira Gomes).

Todavia, esta não é mais uma profecia, já é uma realidade, ainda mais frequente agora, pois os alunos descobriram que têm poder demais; por isso, trazem seus pais "barraqueiros" à escola e articulados com a Secretaria de Educação conquistam o direito de fazer o que quiser. "É urgente eliminarmos da mente humana a ingênua suposição de que seja possível sairmos da grave crise em que estamos mergulhados, usando o mesmo pensamento que a produziu." (Albert Einstein). Então o professor pressionado, coitado do professor, dará tantas chances for preciso para resolver favoravelmente a ambas as partes. As duas frases mais reveladoras sobre o professorado de qualquer um: "Por que decidiu pelo magistério, se suas notas são ótimas". "Os pais são a parte mais difícil do trabalho do professor".

Com lições ou sem lições! "Amar a si mesmo é o primeiro pressuposto do amor…" (Erica Gaião). O aluno não sabe conquistar mais...só ganhar no grito; isto é, na apelação! Assim também se justifica a existência do pré-conselho para efetivar os arranjos de defesa. Quero finalizar esta crônica, fazendo minhas as palavras de Fernando Pessoa: "Acontece-me às vezes, (...) um cansaço tão terrível da vida que não há sequer hipótese de dominá-lo." Espero que Alexandre Gramsci esteja certo: "Pessimismo no prognóstico é otimismo na ação." E "vamos que vamos" no tropeçar aqui e levantar ali.