DESISTÊNCIA PRODUTIVA ("A suspensão, remoção ou cessão de um grave mal são reputados pelo paciente como um grande bem: deixar de sofrer é também gozar."— Marquês de Maricá)

Chamam de evadidos para humilhar os que sabiamente desistiram. Quem desiste precisa ser honrado por possuir força da escolha e a capacidade de domínio próprio. "Há mais pessoas que desistem, do que pessoas que fracassam!" (Henry Ford). Menos mal! Eu sempre digo aos meus alunos que é melhor desistir do que fracassar, este é vergonhoso, aquele apenas mostra o cansaço. E a vaga será oferecida a outro que quer estudar, deixando os professores tranquilos para lecionar a quem quer aprender. O fracassado continua inutilizando a vaga. Deveria devolver o dinheiro público infrutiferamente investido nele. A maior fraqueza está em não ouvir o não de Deus e continuar insistindo. O caminho mais certo de vencer é desistir na hora certa. "O sábio não se exibe e vejam como é notado. Renuncia a si mesmo e jamais é esquecido." (Lao-Tsé).

Sabemos que As pessoas são hábeis para determinadas funções sociais, podendo elas entender que nem todos nasceram para estudar. Mas, os aproveitadores e abusadores dos "de menor" insistem em colocá-los forçadamente em contato com a composição sadia. Aprender ler e escrever é importante, porém só aprende quem quer aprender. O estupro é exatamente isso: colocarem dentro de nós o que não os permitimos. "...o leopardo não pode limpar suas manchas..." e se alguém o fizer por ele, então ele não se reconhecerá leopardo. E deixará de ser predador de veado aveadando-se. "O fardo é proporcional às forças, como a recompensa será proporcional à resignação e à coragem." (Allan Kardec).

Quantas pessoas nunca fizeram o Ensino Médio, e são pessoas de bem, produzindo para uma sociedade melhor. "O que mata um jardim não é o abandono. O que mata um jardim é esse olhar de quem por ele passa indiferente." (Mario Quintana). Abandonar o que não nos faz bem é ganhar tempo e dar oportunidade para outros crescerem. "Tudo que você mais quer para o futuro, geralmente exige a abdicação e sacrifício de tudo que você quer para o presente." (Ocimara).

Sou um acumulador compulsivo, sempre guardando coisas que acho precisar no futuro. Mas, minha casa tornou-se um lixão cheia de coisas que nunca utilizei e nem vou precisar. Agora o que peço a Deus é a sabedoria para perceber o que não me presta. e forças para desistir delas. Eu não aceito o fracasso. Portanto me encaixo neste personagem de Santo Agostinho: "Para muitos a abstinência total é mais fácil do que a moderação perfeita."