A INDISCIPLINA: GRITO POR SOCORRO ("Indisciplina é algo que se constrói aos poucos, mas difícil de ser amenizada. Não dar espaços para a sua construção já é meio caminho andado para que ela não seja construída." — Prof. Elijarbas Rocha)

Descobri porque os alunos correm, gritam, perturbam a minha aula, primeiro porque não valorizo os seus espetáculos patológicos, ou melhor, faço vista grosa a seus grosseiros apelos por atenção, ou seja, ignoro seus pedidos à predileção: Para mim, honra a quem honra merece! Meu foco é o Ensino do conteúdo planejado, que ainda posso praticar com os que querem. "A insubordinação é filha da murmuração e neta da incredulidade. É uma família inteira de pecados terríveis e poderosos. E se não forem detectados e destruídos rapidamente, eles é que destroem nações, famílias, igrejas, ministérios, projetos de vida." (D.S. FLORIANO). E tanto é verdade que geralmente são os piores o exatamente severos reclamantes por direitos sem deveres cumpridos.

No final, somos vítimas por termos bons propósitos, e eles, dos seus maus... Os professores para não passarem pelo que passo, terão de ocupar a aula toda alimentando os vícios psicológicos dos carentes de atenção, elogiando-os ou lhes pedindo mil vezes por aula que se comportem. E certamente esses professores não se importam com alunos no sétimo ano sem saberem escrever e nem ler o que escreveram. "A conquista da liberdade é algo que faz tanta poeira, que por medo da bagunça, preferimos, normalmente, optar pela arrumação." (Carlos Drummond de Andrade). O que o poeta não se atentou com seu sábio pensamento foi o fato de que tem ocasião que não se consegue arrumar, então que se alcance pelo menos a metade do objetivo com os que querem se arrumar.

Sou odiado porque sou minoria, já que a maioria não pratica o ideal, pois se assim fora, os índices de aproveitamento em todas escolas públicas estariam elevadíssimos. Mesmo deixando que os arruaceiros baguncem para evitar guerra, tenho prejuízo, é como disse Maquiavel: "Nunca se deve deixar que aconteça uma desordem para evitar uma guerra, pois ela é inevitável, mas, sendo protelada, resulta em tua desvantagem." E minha guerra está estabelecida: quem prejudica quem? Os que não sabem de mim ou eu deles! Será se Seus resultados baixos me prejudicam? Ou minhas aulas bagunçadas, como vocês costumam dizer, não lhes afetam em nada e nem suas classes disciplinadas me ajudam, uma vez que o rendimento de nossos alunos é igual! Elas não são homogêneas por que não tenho a atenção de todos, mas não sou eu quem os manda bagunçar, os que me ouvem e faz o que sugiro aprendem de mim e dão bons testemunhos do que é uma boa aula, e só não é melhor porque os descompromissados não nos respeitam. No final, brigam por boas notas e ganham no grito, diga-se de passagem. Todavia estou conformado é mais fácil encabrestar ignorantes. "(...) era isso que eles queriam: mentiras. Mentiras maravilhosas. Era disso que precisavam. As pessoas eram idiotas, seria fácil pra mim assim." (Charles Bukowski).