‘N.A.: As "QUADRAS PERFILADAS" serão publicadas paulatinamente
e seguirão o mesmo entendimento das "TROVAS DO DIA",
meu projeto literário encerrado em 10/10/2020, sem o compromisso de datas fixadas. Maiores detalhes na quadra “ÊXTASES”, publicada em 18/06/2021.
==============================================

QUADRA PERFILADA (CXXXVIII)
 
"PRELÚDIO"
Prelúdio Ilustrações, Vetores E Clipart De Stock – (167 Stock Illustrations)
Não sei onde você estava,
Que demorei a te encontrar,
Um grande amor eu sonhava,
Pra poder me apaixonar.
 -------------------------- 
 
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 
HOMENAGEADO:
  Lost memoir paints revered philosopher John Locke as 'vain, lazy and  pompous' | John Locke | The Guardian
JOHN LOCKE (1632/1704)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


UM DE SEUS PENSAMENTOS:
“O homem nasce como se fosse uma "folha em branco .”

SEU PERFIL BIOGRÁFICO:
John Locke foi um filósofo inglês natural de Wrington, conhecido como o "pai do liberalismo", considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social. Locke ficou conhecido como o fundador do empirismo, além de defender a liberdade e a tolerância religiosa. Como filósofo, pregou a teoria da tábula rasa, segundo a qual a mente humana era como uma folha em branco, que se preenchia apenas com a experiência. Essa teoria é uma crítica à doutrina das ideias inatas de Platão, segundo a qual princípios e noções são inerentes ao conhecimento humano e existem independentemente da experiência. Locke escreveu o Ensaio acerca do entendimento humano, onde desenvolve sua teoria sobre a origem e a natureza do conhecimento. Um dos objetivos de Locke é a reafirmação da necessidade do Estado e do contrato social e outras bases. Opondo-se a Hobbes, Locke acreditava que se tratando de Estado-natureza, os homens não vivem de forma bárbara ou primitiva. Para ele, há uma vida pacífica explicada pelo reconhecimento dos homens por serem livres e iguais. Locke estudou medicina, ciências naturais e filosofia em Oxford, principalmente as obras de Bacon e Descartes. Em 1683, refugiou-se nos Países Baixos ao ser acusado de traição junto ao seu mentor politico o lorde Shaftesbury, que era líder da oposição ao rei Carlos II no parlamento. Voltou à Inglaterra quando Guilherme de Orange subiu ao trono, em 1688. Em 1689–1690 publicou as suas primeiras obras: Carta Sobre a Tolerância, Ensaio Sobre o Entendimento Humano, e os Dois Tratados Sobre o Governo Civil. A filosofia política de Locke fundamenta-se na noção de governo consentido, pelos governados, da autoridade constituída e o respeito ao direito natural do ser humano — à vida, à liberdade e à propriedade. Influencia, portanto, as modernas revoluções liberais: Revolução Inglesa, Revolução Americana e a fase inicial da Revolução Francesa, oferecendo-lhes uma justificação da revolução e da forma do novo governo. Locke costuma ser incluído entre os empiristas britânicos, ao lado de David Hume e George Berkeley, principalmente por sua obra relativa a questões epistemológicas. Em ciência política, costuma ser classificado na escola do direito natural ou jusnaturalismo. Suas ideias ajudaram a derrubar o absolutismo na Inglaterra. Locke dizia que todos os homens, ao nascer, tinham direitos naturais — direito à vida, à liberdade e à propriedade. Para garantir esses direitos naturais, os homens haviam criado governos. Se esses governos, contudo, não respeitassem a vida, a liberdade e a propriedade, o povo tinha o direito de se revoltar contra eles. A falha do Estado de Natureza levam à tal invasão da propriedade e, devido a tal, cria-se um contrato social para que haja transição do Estado de Natureza à Sociedade Política. John Locke faleceu em 28 de outubro de 1704, com 72 anos. Locke nunca se casou ou teve filhos. Encontra-se sepultado em All Saints Churchyard, High Laver, Essex na Inglaterra.
---------------------------------

==================================
Abraços
==================================


Interações (meu
s agradecimentos):

29/01/2023 13:46 - Ranon Machado

Beijo-te em sonhos, dormindo
Nunca mais quero acordar
Se o sonho é tão belo, tão lindo
Quero viver a sonhar
E um dia, a morrer, sorrindo
Por teu belo nome hei de chamar.  
-------------------------------- 

30/01/2023 13:20 - Marcus Rios
O poeta demorou 
A encontrar o seu amor 
Mas quando encontrou 
Eita coração logo 
Se apaixonou de vez.  
----------------------------------
31/01/23 23:24 - Uma Mulher Um Poema
Sempre quis te namorar,
Neste teu jeito de ser,
Te seguia com meu olhar,
Desde o momento que te encontrei. 
-----------------------------------

01/02/2023 13:41 - DECIO GOODNEWS
QUE BOM QUE TE ENCONTREI
DE SOZINHO QUE ESTAVA
AGORA DIVIDO CONTIGO
A EMOÇÃO DE TER-TE ENCONTRADO.
-----------------------------------

05/02/2023 23:24 - Antônio Souza
Eu que com o amor sonhava
Foi como um acaso do destino
Nos próprios passos tropeçava
Descobri q' te amo desde menino.
------------------------------------

 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 29/01/2023
Reeditado em 08/02/2023
Código do texto: T7706261
Classificação de conteúdo: seguro