Fase 4: E o Lar tornou-se Agridoce...


O ano é 2035.

A mansão do prefeito desintegrado, Amaro Leite, em Cubatão, trocou de placa. Agora lê-se em outra, verde brilhante: “Lar AgriDulce”.
Após uma década, desabitada, uma senhora enigmática surgiu do nada, ninguém sabe de onde, de nome Dulce Café, e a alugou. Foi adequada para atender como SOS animal, e há vários abrigados, sadios, ou doentes e desvalidos, em recuperação. É uma das iniciativas, postas em prática, da Fundação REVIVA, tornando-a notória na cidade, juntamente com o projeto de desenvolvimento da agricultura, diminuindo, eficazmente, a poluição do local, sendo a terra revivida fértil. Semeia e cultiva, por um período acertado, em terrenos baldios, improdutivos, fazendo-os produzir, diversificadamente, e é orientada, noventa por cento, por professores e técnicos, profissionais voluntários. Recupera e projeta pessoas sem perspectivas, incorporando-as com dignidade à sociedade, até mesmo, realizando, perdidos ou inimagináveis, sonhos sonhados .

Os Estados Unidos da América, desgarram-se de si mesmos, ora, fazem fila para conseguir “visto de imigração”, em todos os continentes. Em especial, em países africanos e latinos. Sentem uma enorme necessidade de conhecer a cultura desses povos. E toda a gordura, interna e externa, está sendo derretida. Há um espírito de renascimento americano, extravasando-se pelos poros, e uma adesão obcecada e massiva ao movimento do ecologicamente correto e sustentável.

A velha Europa está de cara nova! Conseguiu a hegemonia. Tendo os EUA passado para o quarto escalão na supremacia mundial, está prestes a alcançar o primeiro lugar na hierarquia global. Finalmente, vai realizar o sonho dourado, sempre presente : reinar no mundo! Porém, sem rainha, principados e súditos. Especialmente, os britânicos, apresentam-se vestidos a rigor, de jeans, autêntico índigo indiano, grifado, cuja logomarca é uma pequena coroa, bordada com pedrinhas, imitando as preciosas...
E vivem a euforia plácida da capitalismo domado. Como numa mágica, só foi possivel alcançar esse patamar, após trocarem o nome de sua moeda de Euro para Wero (não necessariamente, traduzido ao pé da letra, quer dizer, “nós unidos”).

E há, no momento, uma nova febre de sonho de consumo em todos os continentes, chamado “férias em Londres”, incentivado pelo governo inglês que abriu as portas do castelo para o mundo! Acontecem, diariamente, turnês de turistas, realizando seus devaneios principescos: Aqueles que vivem encastelados num passado memorável inconsciente, vestem-se com as roupas nobres da rainha, de príncipes e princesas, sentam-se à mesa do salão principal, e tomam chá, autêntico inglês, com bolinhos, em qualquer horário...
Outros, presos numa memória primitiva, satisfazem-se fazendo um “tour” pelas imediações, e como diversão, brincam de caçar alces. Foi construído um grande parque, com tecnologia chinesa, com réplicas perfeitas desses animais, que tentam se esconder atrás das moitas, mas são caçados, porque os chifres, fraqueza de produção, ficam sempre de fora...

E a Grécia? Ah! a Grécia! Ainda bem, que as ruínas continuam de pé...mesmo que rebocadas. Porém, nem eles sabem, é que foi mesmo obra dos deuses, a permanência na zona européia.

A coisa se deu assim, ó : “ Zeus, mais uma vez, mandou Ulisses de volta pra casa, porém, estando ele assim tão cansado, Zeus se comoveu, emprestou as sandalinhas de Perseu, mas também assim tão gastas, já não voavam, deslizavam sobre o chão, então lhe presenteou com uma bengala e um par de skate. Vendo-o assim, deslizando como num patinete, quem? quem? com Ulisses se mete? Ele manda, desmanda e promete...”

E Zeus lhe deu mais uma árdua tarefa: Ulisses teve que convencer centenas de cabeças dormindo a plantar uvas. E foi feito assim, de qualquer jeito: na primeira e formidável colheita, construíram, em mutirão, um chafariz, na praça de Atenas, jorrando em cascatão o vinho Zinho na fonte, da melhor qualidade, abastecendo Dionísio, que há muito estava na secura, na maior fissura.
Todos satisfeitos, gregos e turistroianos, visitantes por todo ano, felizes, goleam de canequinha, antes batendo Tim Tim, assim: - Salve! Salve Dionísio! Sim Sim Sim!
Em clima grego festeiro, passou a correr até uma lendinha, contada, e passada adiante...

”Quer saber como jorra o vinho? Beba uma garrafa inteira, mentalize e pergunte:
- Dionisinho, como jorra o Zinho? Ele responde, mas ninguém lembra... Zzzzzzzz...” hahaha.
Graças aos Deuses! Os gregos tornaram-se grandes vinicultores, reverenciados no mundo.


O Japão ! Está dominado por um saudosismo do passado...
As mulheres voltaram a vestir-se de gueixas, e têm atraído para o seu pequeno espaço de terra o turismo mundial. E todos ficam encantados, cruzando com elas, vendo-as posar nas pracinhas para os, também, resgatados fotógrafos jurássicos, memorizados como “lambe-lambes” (Para as gerações que não conhecem, são criaturas que enfiam-se debaixo de panos escuros, até a cintura, e muito quietos, quando visualizam o ponto, falam docemente... ”olha o passarinho”, conseguindo retratar, precisamente, a expressão de felicidade...)

Oh! a China! Finalmente, é um negócio do Brasil! Vendem suas matérias-primas, tudo baratinho,
e os brasileiros fazem o acabamento geral, pintando e bordando, colocando etiquetas, “made in braSil”. Nunca se exportou tanto, e tudo que é quinquinharia, tendo surgido nascer uma mania chinesa: adquirir todos os produtos brasileiros. A integração é tão atrativa que nunca se viu tantos chineses, indo e vindo pelo país, em especial pelo norte e nordeste. Já levaram até várias baianas pra vender acarajés na China e, em lá estando, avistam-se várias, fazendo seus bolinhos, nas praças e portas dos templos chineses, que fazem filas pra comê-los...
E já houveram vários casamentos de atração, até nasceu uma nova espécie, popularmente apelidada de Chinaíba...

Os índios sumiram das matas, adentraram o mundo civilizado. Frequentam as escolas, até universidades, e são assistidos na Internet, ensinando sua cultura filosófica, sua dança saltitante, e a cura através das ervas e das águas. Há um vídeo bombando no Youtube, na verdade, é um antigo convite, agora observado, como anestesiante verdejante, pelo mundo:
“Unidos, fumemos o cachimbo da paz”!

E o Brasil? Não tá nem aí, nem quer saber?
Continua caminhando em frente com a bola no pé, embolado no meio de campo, muito chutão pra fora e pro alto, muita perna de pau, porém, quando acerta...! É memorável! O vemos apresentando dancinhas para a platéia mundial...

Mas há uma incógnita: na escala mundial de potências, o segundo lugar existe, mas não está oficializado.
Por enquanto, do primeiro passa para o terceiro...!?

Pela Ordem ! Excelência...

Primeiro: Europa, destronada.
Segundo:.mistério verdoengo...
Terceiro: Japão, mega iluminado.
Quarto: Estados Unidos, em descanso...
Os outros, continuam na labuta da disputa...

E nos ares, o clima é mais sadio. Expandem-se agradáveis e promissoras surpresas, dominando a terra, de origem imperceptível...Poucos sabem, que onde houve foco ou simples olhares de curiosidades dos Luzinhas, criaturas e espécies foram tocadas, em especial, para o bem ou bom, e acontece um despertar ou despontar de várias artes. Sensibilidades estão sendo expostas à flor da pele, artistas ou não. Aflora uma consciência criativa em diversos segmentos, cientistas, médicos, professores, agricultores, músicos, escritores, inclusive, evidenciando um olhar mais atencioso de reconhecimento para o bom passado, e alguns conceitos, estão sendo reassimilados como base.

Variedades da flora, antes ignoradas, passaram a ser medicinais curáveis, e são incubadas em larga escala. Todas as espécies vivas, antes mal amadas e até em extinção, estão sendo conservadas e multiplicadas.

No atual presente, há uma presença humanitária real, coesa, mundial, antes indiferente.
O futuro é vislumbrado querido, não tão temido...

Bons Novos Tempos....---.--..---..---(imagem reflexos de luzes estelares)