Quem é Mário Quintana?

Mário Quintana é um ser imortal, nascido em 30 de julho de 1906 que ficou eternizado por suas inúmeras obras. Poeta das coisas simples, possui em suas poesias, bom humor, um pouco de sarcasmo e em alguns, tristeza e melancolia.

Nascido prematuramente, morreu em 05 de maio de 1994, quatro dias após a morte do grande Ayrton Senna e apesar de sua belíssima obra literária não foi aceito pela Academia Brasileira de Letras. Fazer parte dela era um sonho de sua mãe, que via na Academia a máxima consagração literária.

Depois de ter perdido pela terceira vez a indicação para ingressar na entidade compôs o célebre poeminha do contra: “Todos esses que aí estão atravancando meu caminho, eles passarão...eu passarinho!"

Não pretendo escrever sobre suas inúmeras obras literárias, contos, poesias, crônicas, ou das importantes traduções que ele fez, mas de como era a personalidade deste ser maravilhoso que nos fez repensar o modo de escrever, inovando em suas crônicas.

Ele não falava de guerras, política ou assuntos complexos, era um poeta popular, falava de coisas do cotidiano como o pássaro, o mapa, o relógio ...

Era calado, tímido, algumas vezes triste, mas na grande maioria o bom humor e o sarcasmo se destacavam em seu jeito de ser. Sensível e delicado, zelava pela sua privacidade. Não gostava de se expor e os seus poemas e crônicas eram na verdade seus desabafos.

Mário Quintana era enfim, uma pessoa de personalidade forte, calmo, tranqüilo, que apreciava a verdadeira vida e apesar de sua grande timidez, não tinha vergonha de expor o que sentia seu coração.

Viviane A R Rodrigues
Enviado por Viviane A R Rodrigues em 18/06/2006
Reeditado em 18/06/2006
Código do texto: T177613