Cidadão do mundo

Todos os dias vemos um grande número de pessoas buscando uma melhoria em suas vidas. E para que isso aconteça muitos saem de seu país de origem para tentar a sorte em outro bastante diferente do seu. No entanto acabam encontrando inúmeras dificuldades ao tentarem adaptarem-se as novas regras.

Os motivos que levam uma pessoa abandonar seu país são muitos. Entre eles destacam-se o desejo de melhorar financeiramente, viagens de estudo ou até mesmo por meio de refúgio ao porque já não aguentam mais viverem em seu próprio país. E muitas dessas viagens são de maneira ilegal. Fazendo com que esses indivíduos sejam sujeitos a perseguições, a moradias precárias, a viver na escuridão com medo de serem pegos. Porém, nem todas essas situações são comparáveis as humilhações que essa gente passa para que possam viver de forma legal.

Mesmo vivendo conforme a lei ainda são alvos de preconceitos absurdos. Pois há ocorrência de choques de culturas que muitas vezes são impossíveis de impedir. Havendo, assim, uma tentativa de aculturação por parte dos países ocupados pelos imigrantes. E o processo de aculturação é longo e até mesmo inalcançável. Há, também, a tentativa de mudança de costumes que acaba sendo, de certa forma, entendida como uma ação de violência contra o ser humano. Sem falar que os imigrantes são sujeitos a passarem por diversos testes que desmoraliza a capacidade intelectual das diferentes famílias que lá vão residir.

Enfim, a ideia de que somos livres esbarra em ações como essas. Pois esses países deviam utilizar-se de meios que não fossem tão prejudiciais aos direitos morais das pessoas. Levando em consideração de que costumes são ensinamentos pra vida inteira e que são insubstituíveis e imutáveis. E que as diversidades devem ser enfrentadas de maneira amigável respeitando as diferenças existentes entre a sociedade.

JF Lima
Enviado por JF Lima em 28/08/2012
Código do texto: T3853039
Classificação de conteúdo: seguro