Brasil – 190 anos de emancipação política. Esse é o meu país!

A independência de uma nação é, sem sombra de dúvidas, uma conquista de extrema importância. Um exemplo disso é o caso do Brasil. Que atualmente é visto como um país exemplo de perseverança e progresso.

Quando ouvimos ou até mesmo falamos em independência, de certa forma, nos sentimos orgulhosos. Pois temos consciência de que somos livres ao ponto de podermos tomar as nossas próprias decisões. Com esse conceito uma nação também pode se emancipar tendo o direito de ser livre e andar com seus próprios pés na economia, no turismo, na arte, enfim, em diversos campos. E isso é o que o Brasil tem mostrado de melhor para as demais nações do mundo. Não é por coincidência que somos considerados uma das maiores potências econômicas do mundo.

Depois de sua emancipação política o Brasil passou por diversos problemas relacionados à economia, saúde, educação, infraestrutura, qualidade de vida e em muitos outros que já viam ocorrendo na época. Não foi nada fácil se tornar independente, pois as dificuldades seriam, a partir daí, responsabilidade do Estado. Mas a força de vontade da nossa sociedade era maior do que qualquer empecilho. E foi o desejo de progresso e independência que nos fez nos tornar o somos hoje, uma nação de gente dedicada, alegre, trabalhadora e acima de tudo um Brasil vitorioso.

Enfim, depois de todos esses anos de independência ainda somos orgulhosos ao ponto de chegar a chorar pela nossa bandeira ou lutar com punhos de aço pelos nossos direitos. Somos cidadãos brasileiros não por termos nascidos no Brasil. Mas sim por sentirmos na veia a sensação de civismo e nacionalismo que corre no nosso sangue.

JF Lima
Enviado por JF Lima em 14/09/2012
Código do texto: T3881207
Classificação de conteúdo: seguro