O trabalho na construção da dignidade humana

Muito se fala sobre dignidade humana nos dias de hoje. E atrelada a ela podemos destacar o trabalho como fator importante na sua construção. No entanto, até que ponto uma ocupação pode ser responsável por uma boa qualidade de vida?

Ter uma boa alimentação diariamente, assistência de saúde, segurança, horários de lazer, são inúmeras as formas de se ter uma vida com qualidade. E para se conseguir essa qualidade desejada as pessoas têm que trabalharem para custearem as despesas necessárias. Com isso, há muitos casos em que as pessoas são ludibriadas a buscarem em outros lugares oportunidades para se desenvolverem financeiramente. Porém, muitas vezes as propostas oferecidas não passam de uma farsa.

Com isso o indivíduo é obrigado a trabalhar sob condições de vida precária. Então podemos ver que muitos usam de má fé o sonho de uma vida com melhores condições de outras pessoas para atenderem suas sedes de conquistas sem maiores despesas causando, assim, a destruição de um dos direitos essenciais do homem. Por isso mesmo devemos refletir muito sobre o significado do trabalho. E entendê-lo não só como um meio de sobrevivência, mas como uma das formas de construir o caráter individual das pessoas.

Enfim, todos nós temos todo o direito de correr em busca de nossos sonhos. E o trabalho é uma das formas de se chegar onde tanto queremos. Portanto, devemos usar, acima de tudo, o senso comum como defesa para não caírmos em armadilhas que as pessoas más intencionadas nos proporcionam.

JF Lima
Enviado por JF Lima em 24/09/2012
Código do texto: T3898086
Classificação de conteúdo: seguro