O destino dos resíduos sólidos: responsabilidade de todos?

Um dos problemas que a sociedade enfrenta atualmente está relacionado com o lixo. Pois todos nós sabemos que ele é responsável por várias doenças. No entanto, uma parcela mínima da população age de maneira adequada na sua destinação.

No mundo atual a sociedade passa por uma forte influência voltada para o consumo de produtos industrializados. É bastante comum escutarmos alguém falar que vai comprar algo só porque está na moda ou por está em lançamento. E com esse consumismo ocorrendo a todo vapor podemos concluir que o lixo passa a se tornar uma preocupação Para todos. Pois sua produção será, também, mais frequente.

Com isso, em locais onde o saneamento não é regular os resíduos são jogados a céu aberto. Podendo, assim, serem focos de epidemias causadas por roedores, insetos, por exemplo. Devemos lembrarmos de que o lixo a essas condições também causam danos ao meio ambiente, consequentemente, irá prejudicar a nós mesmos, querendo ou não.

Enfim, existem vários meios adequados para esses problemas diminuírem. Entre as inúmeras soluções podemos citar a colaboração de todos na separação desses resíduos nas próprias residências. Onde os materiais já separados podem ser reaproveitados. Dessa forma diminuiríamos os impactos ambientais e melhoraríamos a qualidade de vida da população.

JF Lima
Enviado por JF Lima em 22/10/2012
Código do texto: T3945928
Classificação de conteúdo: seguro