O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Um dos acontecimentos mais marcantes do século XXI é o crescimento do fluxo imigratório entre países da América. Famílias inteiras saem de seu país de origem na tentativa de melhorar suas condições de vida. No entanto, muitas vezes são submetidas a enfrentarem problemas ainda maiores.

Problemas relacionados a condições miseráveis de vida são as causas mais frequentes enfrentadas por muitas famílias do mundo, inclusive da América. Com isso, elas se veem na necessidade de enfrentarem o medo do desconhecido e irem buscar maiores igualdades. Porém, nem sempre as realidades nos países imigrados são correspondentes com as expectativas criadas, pois, na maioria dos casos os imigrantes possuem baixa qualificação profissional. E dessa forma são submetidos a exercerem trabalhos informais.

Dado isso, logo nos deparamos com as consequências econômicas e sociais que pessoas de outras nações enfrentam ao entrarem em países como o Brasil, por exemplo. Ademais, não devemos esquecer do impacto cultural existente nesse processo. Desse modo, devemos entender que as raízes de sua antiga sociedade vieram fincadas no conhecimento de cada imigrante. E que, certamente, irão ser motivos de preconceito na sociedade que irão acolhê-los.

Enfim, visto as dificuldades enfrentadas por essas pessoas os poderes públicos juntamente com a própria comunidade deveriam realizarem campanhas de conscientização por parte da sociedade em geral. Visando, assim, a aceitação dos costumes e crenças desses povos que necessitam de abrigo.

JF Lima
Enviado por JF Lima em 07/11/2012
Reeditado em 31/12/2012
Código do texto: T3973572
Classificação de conteúdo: seguro