Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil - Redação do ENEM 2013.

O processo da globalização, a cada dia, é desenvolvido no sentido de oportunizar a nossa civilização ao consumismo desenfreado provocando mudanças imediatas exigindo que as pessoas ultrapassem os limites humanos e não consigam discernir lazer, descanso e trabalho, que podemos destacar a utilização de bebidas alcoólicas de forma irresponsáveis como uma das atitudes humanas.

O consumo de drogas lícitas, sobretudo o álcool, é uma prática tão rotineira no Brasil que tornou comum sua associação com a direção veicular culminada com a falsa sensação de poder dos usuários, que aproveitam-se do desequilíbrio sistêmico de seu metabolismo para praticar aventuras que geram conseqüências ao ambiente e à vida humana.

O comportamento do homem contemporâneo ensejou que os legisladores criassem uma norma coercitiva para punição severa dos infratores visando à sociedade não deparar com o fenômeno da anomia e o direito à vida ser reduzido à sistemática da Carta Magna, isto significa, que o advento da Lei Seca em nosso país dignificou a pessoa humana, valorizando o seu dom mais precioso: a vida!

A legislação, em sua contribuição, estimulou as pessoas repensarem como ser ético mudando a ótica dos meios de comunicações que ensaia um avanço saindo da “glamourização” através das propagandas ridículas de advertências e aderindo aos programas educativos que tratam a temática de forma transversal.

Com a democratização do acesso da população os bens de consumo é necessária uma resposta a partir das políticas públicas de Educação e Saúde, onde a escola ajude na construção do caráter humano, visando a garantia da eticidade para compreender a nuances do sistema consumista e, a partir daí, o alcoolismo ser tratado como patologia, cuidando do seu usuário e, desta forma, construindo uma sociedade que vise o bem-comum a partir da igualdade e da solidariedade.

* Redação apresentada na prova de Redação e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, no dia 27/10/2013.

* Jorge Axé é Educador Popular, Missionário Trinitário, um dos fundadores do Ponto de Cultura ACAPEB, do Ponto de Leitura Varais do Saber e um dos idealizadores da Universidade Popular do Sul da Bahia - UNIP.

Jorge Axé
Enviado por Jorge Axé em 28/10/2013
Reeditado em 29/10/2013
Código do texto: T4544886
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.