"Os limites entre honestidade e corrupção na sociedade brasileira "

A partir da reflexão de que a honestidade - ato de ser verdadeiro- constitui uma das maiores qualidades do ser humano e que esta deveria ser o maior pilar das relações sociais existentes entre os indivíduos , é possível indagar : quais são os limites existentes entre a honestidade e a corrupção?

Atualmente, é possível identificar uma perda de valores entre as pessoas. A honestidade outrora tão valorizada , hoje, ganha, cada vez mais, uma visão distorcida e negativa. Ser honesto não é mais regra, é exceção.

É de conhecimento geral que a corrupção na sociedade influencia na honestidade individual , o que pode nos ajudar a compreender o famoso "jeitinho brasileiro" ,pois, a sociedade brasileira tão tristemente acostumada com a corrupção em âmbito político, começa a reproduzir, cada vez mais frequentemente, a desonestidade .Tal quadro conduz não somente a uma perda de confiança entre cidadãos , como também, a uma perda ética e moral significativa entre os indivíduos inseridos no contexto.

Mediante isso, conclui-se que, apesar de a honestidade não ser mais comum, ela é vital para que a sociedade funcione harmoniosamente ,ou seja, ainda que exista uma certa dualidade - "bem, mal" , "certo errado"- intrínseca ao ser humano e que agir com honestidade nem sempre é possível , não existem em si limites entre a corrupção e a honestidade , devemos sempre seguir o bom senso e nunca agir de má fé intencionalmente. É importante o resgate dos valores anteriormente difundidos, como defende Elisa Lucinda em seu texto intitulado " Só de sacanagem" ,para que as próximas gerações tenham a oportunidade de conhecer e aplicar melhor o conceito de fraternidade.Mesmo deduzindo que todos são desonestos ,devemos possuir sempre boa conduta em nossas relações , apenas assim, poderemos melhorar os problemas contidos em nossa comunidade de forma real e satisfatória .

Andréia Miranda
Enviado por Andréia Miranda em 22/05/2016
Código do texto: T5643241
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.