SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE! Proteja seu filho contra acidentes!

SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE

por Josué Ribeiro

Proteja seu filho contra acidentes!

“Não se pode ensinar uma criança de um, dois ou três anos a evitar perigos e esperar que ela se lembre disso”, diz a psicóloga infantil Kerstin Bäckström. Assim, a responsabilidade de ajudar as crianças a evitar acidentes cabe aos pais, ou a outros adultos com quem a criança fica de vez em quando.

Para começar, dê uma olhada dentro de sua casa. Por exemplo, se as gavetas da cozinha têm puxadores em forma de anel, pode-se travá-las com um pedaço de madeira atravessado nos puxadores. Talvez algo parecido sirva para travar a porta do forno. Sacos de plástico são menos perigosos se você der um nó neles antes de guardá-los.

Se você achar outros métodos simples de evitar acidentes dentro de casa e em volta dela, poderá passar essa informação a amigos e conhecidos com filhos pequenos.

Ao ar livre: Inspecione os lugares onde seu filho brinca. A maioria dos ferimentos em crianças com mais de quatro anos ocorre quando brincam ao ar livre. Elas se ferem, por exemplo, ao cair no chão ou da bicicleta. Entre as crianças de três a sete anos, a maior parte dos acidentes fatais ao ar livre ocorre no trânsito e por afogamento.

Ao verificar o playground, veja se os brinquedos estão em condições para que a criança não se machuque ao usá-los. Será que, embaixo dos balanços, das barras para escalar e de brinquedos similares, há uma camada de material macio, como areia fofa, para que a criança não se machuque se cair?

Há lagos ou riachos perto da sua casa? Poucos centímetros de água são suficientes para uma criança de um ou dois anos se afogar. “Quando uma criança pequena cai com o rosto numa poça d’água, ela perde o senso de direção”, diz a psicóloga infantil Bäckström. “A criança simplesmente não consegue se levantar.”

Portanto, a regra fundamental é: nunca deixe uma criança de um a três anos brincar sozinha ao ar livre sem um adulto por perto. Se houver rios ou lagos nas vizinhanças, espere até a criança ficar bem mais velha para deixá-la brincar ao ar livre sem supervisão.

No trânsito: O mesmo princípio se aplica se houver tráfego intenso perto da sua casa. “Uma criança em idade pré-escolar só consegue entender mensagens claras e se concentrar em uma coisa de cada vez”, diz Bäckström. “Mas o trânsito é cheio de conceitos abstratos e mensagens ambíguas.” Não deixe seu filho atravessar a rua sozinho antes de atingir a idade escolar. Especialistas dizem que só a partir dos 12 anos a criança é suficientemente madura para andar sozinha de bicicleta no meio do tráfego intenso.

Ensine a criança a usar capacete ao andar de bicicleta, a cavalo, de patins ou ao deslizar de tobogã. Ferimentos na cabeça são difíceis de tratar e podem causar danos permanentes ou até a morte. Numa clínica infantil, 60% das vítimas de acidentes de bicicleta sofreram ferimentos na cabeça e no rosto, mas as que usavam capacete não tiveram ferimentos graves.

Certifique-se também de que seu filho esteja seguro ao viajar de carro. No Brasil, a lei exige que crianças pequenas sejam colocadas em cadeirinhas especiais. Isso reduz muito a incidência de ferimentos e mortes de crianças envolvidas em acidentes de trânsito. Seu uso poderia valer como um bom seguro de vida. Mas cuidado para comprar o modelo certo. Lembre-se de que bebês e crianças precisam de modelos diferentes.

Nossos filhos são dádivas preciosas de Deus e queremos cuidar deles da melhor maneira. Diz: O Salmo 127: 3,4 “Eis que os filhos são uma herança da parte de Jeová; O fruto do ventre é uma recompensa. Como flechas na mão dum poderoso, Assim são os filhos da mocidade”. Até a próxima edição, um forte abraço!!!

Fonte: Revista Despertai! 08/10/1999 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania.

Publicado na Seção: SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE! no Jornal D’Guararema, na Edição n.º 68, Data de 10/05 á 30/05 de 2014, por Josué Ribeiro Professor de Higiene e Segurança do Trabalho e Técnico em Segurança do Trabalho MTE.SP/ 001570.9 da J.R. Segurança do Trabalho & Treinamentos. Consultoria e informações: e-mail. josueribeirotst@hotmail.com Tel: (11) 94236-6210 (12) 98118-9149.

Josué Ribeiro
Enviado por Josué Ribeiro em 02/01/2020
Reeditado em 03/01/2020
Código do texto: T6832758
Classificação de conteúdo: seguro