SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE! Você sabe o que é Lombalgia? E como se prevenir?

SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE

por Josué Ribeiro

Você sabe o que é Lombalgia? E como se prevenir?

Nessa edição, escrevo sobre uma doença que atinge muitas pessoas, donas de casas, trabalhadores que realizam diversos tipos de serviços e até mesmo as mães que pegam suas crianças no colo. Que é a lombalgia. Mas você sabe o que é lombalgia? É uma dor localizada na região lombar, que na maioria das vezes é adquirida em conseqüência dos seguintes fatores:

Manuseio, levantamento e carregamento de cargas pesadas, manuseio de cargas situadas em posição biomecanicamente desfavoráveis. Manutenção de posturas incorretas durante boa parte do tempo e efeitos diretos da vibração sobre o corpo.

Porém como prevenir a lombalgia? Princípios básicos para a prevenção de lombalgias:

Ao trabalhar em pé, mantenha o corpo na posição vertical: - Trabalho pesado: Bancada no nível do púbis. - Trabalho não pesado: Bancada no nível dos cotovelos. - Trabalho com empenho visual para perto: 30 cm dos olhos. - Trabalho de escrita: altura do apêndice xifóide.

Mantenha boa situação da mesa cadeira e computador. Linha dos olhos na altura da borda superior do vídeo. Vídeo em frente ao usuário. Tronco apoiado, exceto para escrever. Cadeira com assento horizontalizado, com borda anterior arredondada e giratória. Mobiliários que possibilitem formas de ajustes e apoio para os pés.

Evite o levantamento manual de cargas pesadas. Diminua o peso dos objetos. Use talhas com correntes e use carrinhos de elevação. Procure fazer esforços dinâmicos, evitando os esforços estáticos. Exemplos: Evite trabalhar com tronco encurvado, de sustentação de cargas pesadas ou de apertar pedais estando de pé. Estude situações para eliminar pequenos esforços estáticos por muito tempo. Institua FLEXIBILIDADE POSTURAL.

Evite torcer e fletir o tronco ao mesmo tempo. A coluna vertebral é constituída por vértebras, que estão empilhadas de maneira a favorecer a flexão em sua parte lombar e a rotação na parte toráxica. Os instrumentos que você utiliza ao desempenhar suas atividades devem estar dentro das áreas de alcance.

Procure melhorar a alavanca do movimento. Melhore a alavanca do movimento, procurando sempre aumentar o braço de potência e diminuir o braço de resistência. Lembre-se sempre: EMPURRAR é melhor que PUXAR e PUXAR é melhor que LEVANTAR.

Procure seguir o princípio “PEPLOSP” ao manusear cargas, que significa: - Perto do corpo – Elevadas (mas não tão elevadas) – Pequena distancia vertical – Leves – Ocasionalmente – Simétrico – Pega boa.

Tenha muito cuidado com alguns esforços físicos, comuns em nossas casas. Em mudanças e na movimentação de móveis, procure ajuda. Nunca desça escadas carregando geladeira ou armários. Ao manusear botijão de gás, fique sempre em posição simétrica. Ao pegar uma criança no colo, sempre dobre os joelhos.

Portanto, seguindo esses conselhos básicos de como prevenir a lombalgia, você executará suas atividades com maior conforto, segurança e produtividade! Até a próxima edição, um forte abraço!!!

Fonte: Conceitos Básicos de Ergonomia Aplicada no Trabalho.

Publicado na Seção: SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE! no Jornal D’Guararema, na Edição n.º 65, Data de 29/03 á 11/04 de 2014, por Josué Ribeiro Professor Técnico e Técnico em Segurança do Trabalho MTE.SP/ 001570.9 da J.R. Segurança do Trabalho & Treinamentos. Consultoria e informações: e-mail. josueribeirotst@hotmail.com Tel: (11) 94236-6210 (12) 98118-9149.

Josué Ribeiro
Enviado por Josué Ribeiro em 03/01/2020
Código do texto: T6833521
Classificação de conteúdo: seguro