SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE! Segurança em Casa!

SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE

por Josué Ribeiro

SEGURANÇA EM CASA!

Nessa edição, escrevo sobre alguns cuidados que se deve ter com a segurança em casa. Ai vão as dicas: Remédios: mantenha-os longe do alcance de crianças, num armário trancado. Isso inclui remédios vendidos sem receita médica e remédios naturais. Produtos químicos de uso doméstico: guarde-os fora do alcance de crianças em um armário trancado. Mantenha-os nos recipientes originais claramente identificados. Fique de olho nos produtos enquanto os utiliza e sempre coloque-os num lugar seguro mesmo que vá sair do aposento por apenas alguns minutos. Nunca deixe resíduos de detergente na máquina de lavar louça.

Fogão: sempre vire os cabos das panelas para o lado de dentro. Se disponível, coloque anteparos na frente e nas laterais. Instale no fogão um dispositivo para evitar que ele tombe caso a criança suba na porta aberta do forno. A porta do forno também deve ter uma trava. A criança se queimaria se tocasse na porta do forno? Então, coloque uma proteção ou grade para que ela não possa tocar na porta quente.

Utensílios domésticos perigosos: facas, tesouras e objetos perigosos devem ser mantidos em armários ou gavetas com fechadura ou trinco, ou guardados fora do alcance de crianças. Quando estiver usando esses utensílios e os largar por um momento, não os deixe na beirada da mesa ou do balcão; coloque-os fora do alcance de crianças. Fósforos e sacos plásticos também são perigosos para crianças pequenas.

Escadas: instale grades, de pelo menos 70 centímetros de altura, em ambas as extremidades das escadas. Janelas e portas de sacada: coloque trincos que as crianças não consigam abrir, correntes altas ou outro dispositivo de segurança que impeça que a criança as abra ou passe por elas quando estiverem abertas para arejar o ambiente. Estantes de livros: se a criança gosta de subir ou se dependurar nas coisas, fixe na parede as estantes e outros móveis altos, para que não caiam.

Tomadas e fios elétricos: as tomadas que não estão em uso devem ser isoladas. Fios de abajures de mesa e de objetos semelhantes devem estar presos à parede ou ao móvel, para que o abajur não caia na cabeça da criança caso ela o puxe. Ou então, guarde esses abajures. Nunca deixe o ferro elétrico na tábua de passar nem deixe o fio pendurado.

Água quente: se pode ajustar a temperatura da água quente, baixe-a para cerca de 50°C, para que a criança não se queime se abrir a torneira. Brinquedos: livre-se de brinquedos com pontas ou cantos afiados. Jogue fora os que forem pequenos ou que puderem ser desmontados em peças pequenas, porque a criança pode se engasgar se colocá-los na boca. Os olhos e o focinho dos ursinhos de pelúcia devem estar bem presos. Ensine os filhos mais velhos a guardar os brinquedos pequenos quando o bebê estiver no chão. Doces e salgadinhos: não deixe doces e salgadinhos, como amendoim ou doces duros, ao alcance de crianças. Elas poderão se engasgar.

Em caso de acidente

Envenenamento: se a criança engoliu um líquido tóxico, lave bem sua boca e dê-lhe um ou dois copos de água ou leite. Depois, ligue para um médico ou um centro de informações toxicológicas para obter orientações. Se uma substância corrosiva caiu nos olhos dela, lave imediatamente com bastante água por pelo menos 10 minutos.

Queimaduras: em queimaduras pequenas coloque água fria (não gelada) por pelo menos 20 minutos. Se a queimadura for maior do que a palma da mão da criança ou for no rosto, numa junta, no abdômen inferior ou na região genital, leve a criança para a emergência. Queimaduras mais profundas devem sempre ser tratadas por um médico.

Engasgamento: se algo ficou preso na traquéia da criança, é vital tirar o objeto rapidamente. Um método eficiente é a manobra de Heimlich. Se você não o conhece, contate seu médico para obter mais informações sobre esse método ou faça um curso de atendimento a crianças acidentadas ou de primeiros-socorros para aprendê-lo.

Fonte: The Office of the Children’s Ombudsman e Cruz Vermelha da Suécia.

Publicado na Seção: SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE! no Jornal D’Guararema, na Edição n.º 67, Data de 26/04 á 09/05 de 2014, por Josué Ribeiro Professor Técnico e Técnico em Segurança do Trabalho MTE.SP/ 001570.9 da J.R. Segurança do Trabalho & Treinamentos. Consultoria e informações: e-mail. josueribeirotst@hotmail.com Tel: (11) 94236-6210 (12) 98118-9149.

Josué Ribeiro
Enviado por Josué Ribeiro em 03/01/2020
Reeditado em 03/01/2020
Código do texto: T6833533
Classificação de conteúdo: seguro