SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE! Como cuidar da higiene do nosso ambiente. E da higiene dos alimentos!

SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE

por Josué Ribeiro

Como cuidar da higiene do nosso ambiente

E da higiene dos alimentos!

Para ter uma boa saúde você não precisa só de comida. É necessário, também, que você se preocupe com a limpeza e a segurança do seu ambiente. Estas são algumas dicas para ajudar você a ficar longe da sujeira: uma vez por dia, varrer a casa e tirar o pó dos móveis; uma vez por mês, lavar as cortinas e os tapetes. Isso evitará a formação de poeira que pode causar alergias e problemas de respiração nas crianças, como asma e bronquite.

Lave as frutas e verduras e deixe os alimentos sempre cobertos com tampas ou um pano, porque assim se evita a presença de moscas e outros insetos que podem causar doenças. Se você não tiver água encanada em casa, procure guardá-la em baldes grandes e tampados. A água para beber e cozinhar deve ser filtrada, fervida ou tratada com hipoclorito. Nunca beba a água direto do poço ou da torneira, pois ela contém algumas sujeiras que podem casar diarréia e outros problemas para a saúde.

Deixe o lixo longe da sua comida, de preferência em sacos plásticos (como as sacolinhas de supermercado) ou em latões tampados. Próximo ao horário da coleta, deixe o lixo no local indicado para o lixeiro pegar ou coloque dentro das caçambas comunitárias.

Evite pisar descalço no chão, passar em cima de esgoto, ou tocar na água que fica na rua, pois é uma água suja que causa muitas doenças. Não deixe acumular água em garrafas, pneus e vasos de planta. A água parada ajuda a aumentar os mosquitos da dengue. Lave os pratos dos vasos de plantas uma vez por semana, ou coloque areia.

Os alimentos são muito importantes para a saúde. Porém, se não estiverem limpos, eles podem trazer bichinhos e causar o crescimento de vermes e provocar diarréias. Para evitar que isto aconteça preste bastante atenção nestas dicas: Lembre-se de lavar as mãos sempre que for cozinhas e antes das refeições. Para limpar frutas, verduras e legumes, lave em água corrente, em seguida deixe de molho em uma bacia utilizando hipoclorito na quantidade indicada pelo Posto de Saúde. Depois lave tudo em água corrente e tratada. É importante lavas as folhas de verduras uma por uma, pois normalmente os bichinhos que causam doenças são muitos pequenos e ficam escondidos entre estas folhas. Os alimentos crus podem conter bichinhos. Por isso, nunca use as mesmas tabuas para carne, garfos, facas, colheres, etc, para os alimentos crus e para os cozidos, sem antes lavá-los. Cozinhe bem os alimentos, principalmente carnes e ovos, para matar todos vermes que podem estar escondidos ali. Nunca coma ovos crus!

Sempre olhe ou peça para alguém olhar a data de validade que está nas embalagens dos alimentos para não usar nada fora do prazo; isto pode causar problemas à saúde. Observe se a lata de alimentos não está enferrujada, estufada, amassada, ou vazando, porque isto indica que o alimento não está bom. Para a sua segurança a lata, depois de aberta, deve ser jogada no lixo. Se ainda tiver algum alimento, guarde-o num pote com tampa. Na embalagem está escrito quanto tempo dura o alimento depois de aberto e se deve ou não ser guardado na geladeira. Se você não tiver geladeira, os alimentos devem ser preparados em pouca quantidade, pois a sobra estragará rapidamente.

Evite dar mamadeira para o seu filho, pois isto prejudica o desenvolvimento dos dentes e da fala da criança. Mas se você já usa lembre-se de limpar bem a mamadeira, separando o bico do frasco quando for lavar e jogando água fervida após a limpeza. Depois que a criança tomou o leite, o que restou deve ser jogado fora. Nunca ofereça novamente o leite que restou, pois os bichinhos crescem ali.

Portanto, um ambiente limpo e seguro são mais agradáveis e evita a presença de insetos, baratas, ratos e outros bichinhos causadores de doenças! Até a próxima edição, um forte abraço!!!

Fonte: Centro de Recuperação e Educação Nutricional, UNIFESP PAULISTA Escola Medicina, BNDES E Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome.

Publicado na Seção: SMS – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE! no Jornal D’Guararema, na Edição n.º 66, Data de 12/04 á 25/04 de 2014, por Josué Ribeiro Professor de Higiene e Segurança do Trabalho e Técnico em Segurança do Trabalho MTE.SP/ 001570.9 da J.R. Segurança do Trabalho & Treinamentos. Consultoria e informações: e-mail. josueribeirotst@hotmail.com Tel: (11) 94236-6210 (12) 98118-9149.

Josué Ribeiro
Enviado por Josué Ribeiro em 03/01/2020
Código do texto: T6833545
Classificação de conteúdo: seguro