Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Com a sorte a palavra – textos publicados reunidos –. Manoel Goes Neto. Editora Cousa 2020. -


Soube hoje da nomeação de Manoel Goes Neto para o cargo de Subsecretário de Cultura da Prefeitura de Vila Velha, o homem público, desde antes da nomeação, é autor do livro Com a sorte a palavra – Textos publicados reunidos –. O autor é Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha, além de Diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Nossa opinião é de que ele é o homem certo no lugar certo.
O livro em tela funciona como se fosse uma declaração de projeto político, porém, se pudesse ter outro título, poderia ser chamado de Pequeno dicionário amoroso de Vila Velha. Este que vos fala é membro titular da Academia de Letras de Vila Velha, Cadeira 36, cujo patrono é o jornalista, compositor e poeta, autor do livro Canto magro, para quem escrevi o livro Canto gordo. Cito o fato da minha publicação meio a essas notas sobre o livro de Manoel Goes Neto porque nos encontramos no Café Trapiche Gamão no dia do lançamento do livro de Manoel, quando trocamos livros, com as distintas dedicatórias.
Escritores que cultivam encontros entre si, se encontram ao acaso, nos eventos culturais. Isso é um hábito de Manoel Goes Neto, sempre presente em ações culturais que promove ou vai.
Como leitor, apesar de ser membro da Academia de Letras de Vila Velha, por ser carioca, morador em Jardim Camburi desde dois mil e quinze, vivo aprendendo sobre a vida cultural e histórica do Espirito Santo. Construo em mim uma identidade capixaba, não só a partir dos eventos culturais, com também resenhando livros de autores capixabas.
A Academia de Letras de Vila Velha fica entre a enseada do Inhoá e o Convento da Penha, que promove saraus onde é enaltecida a cultura canela-verde.
Saber mais sobre a história e os pontos históricos de Vila Velha me faz ter menos problemas identitários em relação à terra que me acolheu. O livro em tela trata dessa identidade contextualizada na necessidade da presença da história de Vila Velha em constante atualização. Para que todos possam viver o tempo presente com a história na mão. Trata também da questão do pertencimento necessário a partir do amor à sua história e monumentos, só assim amados e tratados com carinho.
Desde hoje, ao fim da leitura do livro Com a sorte a palavra – Textos publicados reunidos – sinto-me mais pertencente à Vila Velha do que antes da leitura. Expresso minha gratidão ao autor por ter me facultado essa benção.
Fabio Daflon
Enviado por Fabio Daflon em 09/01/2021
Código do texto: T7155813
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
Fabio Daflon
Vitória - Espírito Santo - Brasil, 66 anos
2617 textos (69367 leituras)
17 e-livros (286 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/01/21 22:54)
Fabio Daflon