PROSA DE PAPAGAIO- romance de Gabriela Guimarães Gazinelli. Editora Record – 2009.


Sinopse: Diegese é um conceito de narratologia, estudos literários, dramatúrgicos e de cinema que diz respeito à dimensão ficcional de uma narrativa. A diegese é a realidade própria da narrativa ("mundo ficcional", "vida fictícia"), à parte da realidade externa de quem lê (o chamado "mundo real" ou "vida real"). O tempo diegético e o espaço diegético são, assim, o tempo e o espaço que decorrem ou existem dentro da trama, com suas particularidades, limites e coerências determinadas pelo autor.(1)
O mérito maior de PROSA DE PAPAGAIO de Gabriela Guimarães Gazinelli é ser pura ficção com utilização mínima de fatos verossímeis.
O romance tem como personagens um casal de literatos, professor de letras e escritora, as filhas gêmeas, sua editora, o cãozinho e o papagaio a escrever suas memórias.
O termo diegese é utilizado pelo papagaio ao confessor, como narrador, como pretende narrar suas memórias.
Ocorre que seus senhores, o casal de literatos, se metem em encrencas conjugais que o atrapalham e desviam a narrativa no foco esclusivo do projeto inicial de tagarelar sobre sua vida.
Romance de filiação machadiana, vencedor do Prêmio SESC 2009. PROSA DE PAPAGAIO é uma leitura divertida e leve, no qual a pretensão da autora foi fazer boa literatura.
Vale a pena conferir.
1) http://pt.wikipedia.org/wiki/Diegese, site consultado em 31/10/2010.
Fabio Daflon
Enviado por Fabio Daflon em 31/10/2010
Código do texto: T2589211
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.