Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Sobre "Ladrões de Palavras" de Michel Schneider

Um interessante autor, acho que obrigatório para qualquer escritor ou pesquisador é para mim Michel Schneider. Estou, na minha volta as atividades de pesquisa percorrendo o autor de forma a verificar em meu caminho de pesquisadora algum possível deslize autoral. Assim, deixo aqui a recomendação do autor. Caso haja tempo vou fazer uma e outra resenha para ajudar o espacó Teoria Literária. Estou de vez em quando percorrendo a sua obra, portanto é só uma questão de tempo para sentar e escrever e seleciono trechos de interesse para resenhas.
Schneider me foi recomendado pelo querido Professor Antônio Fausto Neto com quem tive uma rápida e tocante convivência no início de meu doutorado na ECO/UFRJ.
Com um prefácio intitulado "A insônia de Escrever", com o qual me identifico, o autor passeia por diferentes estratégias e recursos da escritura em seu limite com o plágio, o palimpsesto, o pasticho, a origem e a originalidade do pensamento e da escrita como movimentos psicanalíticos que podem chegar a uma psicopatologia da autoria, e sobre questões como o empréstimo, a impressão e a influência - como também o roubo, a violação e a má fé.
Com um abraço da Aurea/Cida nesta insônia de escrever...

Schneider, Michel  Ladrões de Palavras: ensaio sobre o plágio, a psicanálise e o pensamento. Tradução Luiz fernando P.N. Franco. Campinas: Editora UNICAMP, 1990 (o meu é 1990, mas pode ter sido reeditado, OK?)


Aurea Maria da Rocha Pitta
Enviado por Aurea Maria da Rocha Pitta em 21/08/2005
Reeditado em 21/08/2005
Código do texto: T44098
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre a autora
Aurea Maria da Rocha Pitta
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 68 anos
26 textos (7804 leituras)
1 áudios (311 audições)
4 e-livros (866 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/10/20 06:48)
Aurea Maria da Rocha Pitta