ENCONTRO VOCÊ NO OITAVO ROUND – CAÊ GUIMARÃES – RECORD 2020.

Encontro você no oitavo round, romance de estreia de Caê Guimarães, neste triste ano de dois mil e vinte, venceu o Prêmio SESC de literatura, trazendo grande alegria à literatura capixaba. Para Cristiano Machado Amoroso, protagonista do romance, desde o início da narrativa, a vida se afunila, entre a decadência e a redenção, parece não haver nenhum caminho. Seja porque a redenção o levará a lugar nenhum, exceto por ser a possibilidade de uma vitória sobre si mesmo e sobre as adversidades do mundo, que em termos práticos o levará a quase nada. Nada que significo tudo, porque a vida não deveria ter sido nada disso.

O cunho do romance é existencialista, para Cristiano a vida se resume a viver, estar vivo, e nada mais. Entretanto, há uma jornalista, Esther, que se interessa por sua história. Esther quer escrever sobre a vida do boxer, Cristiano, um pugilista duro de vencer, cuja carreira registra apenas uma derrota por nocaute. Será que há algo mais caro a qualquer ser humano do que alguém que se interesse por sua própria história?

O personagem não é um boxer senso comum, não nasceu na miséria para ascender na vida por meio dos punhos, como consta na história de tantos pugilistas, tem uma sofisticação, é um jornalista vivendo a crise da profissão, que tem no box a possibilidade de ganhar algum dinheiro e tocar a vida. Há em seu passado, como há no passado do autor antes de se tornar romancista, o vínculo com a literatura, Cristiano já escreveu poesia. Caê Guimarães é poeta e lutou boxe.

Cristiano entendeu várias vezes a necessidade de fazer concessões ao comércio de resultados, perdeu algumas lutas mediante propina. No romance, aos quarenta anos se prepara para sua última luta situada no tempo do início do nada, quando Esther, a jornalista, entra em sua vida e deseja escrever uma reportagem sobre a vida do boxer, que, se antes participou de lutas importantes em circuito nacional, agora é um boxer municipal, procurando dar um desfecho surpreendente para a sua carreira, não mais apenas como boxer, mas como pessoa com dilemas face ao mundo cão.

Enquanto se prepara para a luta, contra um boxer talentoso, jovem e mais forte que ele, Cristiano filosofa, não só sobre a vida, filosofa sobre o boxe, sobre as maneiras de lutar a grande arte, comparando a sua nobreza em relação ao MMA, luta sem dignidade, em que o lutador bate em homem caído para levar a luta até ao nocaute ou à submissão. Quando a luta começa, tudo é vertiginoso, ao oitavo round se antecipam os sete rounds, desde o primeiro uma dança de socos numa guerra psicológica e física sem fim. Constituindo um dos mais belos textos conhecidos sobre a luta de boxe, round a round.

Em sua última luta, Cristiano quer que exista a hora e a vez de Cristiano Machado Amoroso, desde o fundo do poço até a um espaço siderado, de revolta pungente contra tudo que não presta, mesmo em si mesmo. Cristiano quer que Esther faça a narrativa de tudo, quer dar acesso a ela o seu mundo, mundo em que vive verdadeiramente, desde a subjetividade até à flor da pele, pele de flores abertas em feridas maceradas causadas pelos socos que tomou na vida. O preço a pagar por tudo isso é muito alto, a honra, aqui, quer ser o último reduto de um homem, lugar em que pretende encontrar Esther e os inúmeros leitores que estão lendo o livro por todo o Brasil.

Como será tal encontro é o que deve motivar mais leitores a ler Encontro você no oitavo round. Desde já um clássico da literatura e do boxe.

Fabio Daflon
Enviado por Fabio Daflon em 30/12/2020
Reeditado em 05/01/2021
Código do texto: T7147538
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.