O sol descia no horizonte, inundando da claridade o terreno verdejante, manchadas aqui e ali como se fossem ouro e sangue das flores amarelas e vermelhas – Flávio Alencar

Livro: CONTO PARA VOCÊ
Autor: Flávio Alencar
Projeto Gráfico: PropaG Gráfica e Editora Ltda - Jaboatão dos Guararapes (Grande Recife) - PE
Capa e contra-capa: Giuliano Bianchi
Revisão: Paulo Camelo, também meu amigo
Edição: Laboratório Hebron
Prêmio: Hebron de Literatura - 2007

          
          Estive a ler nos últimos três dias desta minha última semana de férias, o precioso livro do contista e double de médico poeta, Flávio Alencar, que me chegou às mãos por uma dessas dádivas do céu, que permeiam minha vida.
          Nunca leio as orelhas nem o prefácio do livro, prefiro ir direto ao ponto.Depois, lá pelo meio é que me detenho com essas tais formalidades e, volto para ler tudo isso.
          Entretanto, gosto de admirar a capa, quando esta é bem feita, e, o livro que tinha em mãos possui uma capa extraordinariamente bacana: - Uma mão segurando a lupa, onde se lê o título do livro em pequeno pedaço de papel amassado e rasgado, como se tivesse sido resgatado de uma lixeira qualquer, parecendo assim dizer: "- tá bom, era para ser segredo, mas eu deixo você ler". 
          "Conto para Você" é o premiado livro de contos do autor pernambucano, Doutor Flávio "meu amigo" de Alencar.
          Orelhas e prefácios à parte, quero deixar aqui minhas impressões sobre o que li, e, embora não sendo expert no quesito resenhas, tentarei, porque sou uma mulher topetuda.
          São quatorze contos distribuídos pelas 200 páginas do livro, que foi revisado pelo querido Paulo Camelo.
          O primeiro e o último contos me surpreenderam de maneira contraditória: - A Herança, o primeiro, porque não esperava por aquele final, já contava com um outro, que no meu pensar seria mais surpreendente. E o último, que julguei ter acabado, me fez rir muito ao lembrar de uma velha piada da bolinha de ping-pong amarela. Mas depois percebi que o conto continuava e deixava clara a intenção do autor de nos fazer meditar acerca de nossas atitudes para com o planeta em que habitamos.
          Em " O homem das mãos verdes" o autor coloca toda a sua experiência acadêmica e seu conhecimento científico para nos levar ao sonho da cura definitiva de alguns males. (droga! O Icleiber já disse isso lá na orelha!).
          Gostei demais de ter lido "A Mega Sena" e de concluir como essas conversas de botequim fazem parte do nosso próprio cotidiano.
          Em Preventivo Anual, penso que o autor exagerou um pouco na forma como descreveu os diálogos da protagonista, porque entendo que a maioria das pessoas, mesmo as mais simples, já não falam daquela forma. Mas me diverti muito com um dos melhores contos que já li sobre as indelicadezas dos médicos de mulheres no tratamento de suas mazelas femininas. Esse conto também retrata o descaso dos governantes com a saúde pública. Rir disso é uma afronta que só nos podemos permitir num conto fictício e bem humorado, como o fez tão bem meu querido Flávio.
          Para concluir minha modesta resenha, deixei por último aquele conto de que eu mais gostei: "Trampolim do Tempo" me emocionou às lágrimas e me fez acreditar que continuo no caminho certo em busca da Jerusalém Celeste, e, que nenhuma pedra sairá do lugar, e nenhuma folha cairá da minha roseira predileta, sem a permissão do Criador.

         E para Flávio Alencar os meus respeitos e o carinho de uma nova fã, com o sotaque forte do Leite Quente produzido no meu Paraná. 
        
        
       Flávio querido, me CONTE sempre tudo o que você quiser!

 

Lili Maia
Enviado por Lili Maia em 28/01/2008
Reeditado em 28/01/2008
Código do texto: T836428
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.