O POEMA EM PROSA

Em geral, quase todos os textos que enfocam fortemente o aspecto social dificilmente são enquadráveis na modalidade Poesia.

Quando muito, são "poemas em prosa", se o autor optar pela classificação dentro do gênero poético, mesmo que “forçando a barra”, já que em regra nessas obras inexiste o aparecimento das figuras de linguagem, principalmente as metáforas. Nesse caso, são apresentados em versos.

A outra modalidade classificatória para essas peças literárias é a “prosa poética”, que deve ser apresentada em frases. Portanto, nessas, predomina a linguagem prosaica, monocórdica quanto ao ritmo, derramada, sem contenção de linguagem, em tudo utilizando o sentido denotativo, e não o conotativo, que á característica semântica do discurso poético.

A palavra, em Poesia tem roupagem de gala, graças à utilização do sentido conotativo. Neste, o autor sugere, mas não diz... E é esta sugestionalidade que propõe a estranheza e o encantamento, imanentes à linguagem poética.

Há, portanto, na peça de temática social, uma não contenção da linguagem, um derramamento natural que essas abordagens propiciam, excluindo, tecnicamente, a Poesia.

Trata-se de discursos altissonantes, pontuais, sobre a desigualdade e as injustiças sociais. Dizem do espírito igualitário e justo que a maioria dos bardos possui, por desprendimento, amor ao próximo, altruísmo.

O poeta deseja que a realidade venha a ser mudada, a fim de que o universo do excluído social possa ser recomposto, para o bem de sua felicidade pessoal e em benefício da humanidade, por extensão.

São classificáveis como “poemas em prosa” a maioria das obras do cancioneiro nativista, telúrico, de meu Pago Grande do Sul. Até mesmo alguns em que a apresentação semelha ao verso clássico, pelo uso da métrica e das rimas.

Porém, de novo se impõe a presença das figuras de linguagem. Sem elas no texto, não há como se falar em Poesia. Tanto quanto em Prosa Poética, na qual as metáforas são superficiais, rarefeitas, enquanto que, em Poesia, o mergulho é em profundidade espiritual e imagística.

Vale dizer: o que importa mesmo é faculdade ou poder de imaginação, de invenção, de fantasia.

MONCKS, Joaquim. A POESIA SEM SEGREDOS. Obra inédita em livro solo, 2012.

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