O ATO DE LEITURA É CONTEXTUAL

Quase que de imediato ao seu individual ato de leitura, o receptor dá resposta ao texto lido, ou seja, realiza a intertextualização. Se o texto original for relevante em sua criação (especialmente quando dotado de alguma transcendência); se o lido impulsionar a tal criação compulsiva, restará produzido o INTERTEXTO. Nos espaços virtuais das redes sociais é muito comum ocorrer esse fenômeno sensorial/ intelectivo: a maior parte desses textos são frutos dos relatos interlocutórios, podendo dar vaza a publicações autônomas de razoável valor literário. Muitos destes são exemplares escarrados do circunstancial intertexto produzido pelo diálogo. Mas é necessário saber separar o que é original e o que é derivado e superposto. Nestes casos, a rigor técnico-estético, a tal "literatura autoral" inexiste. O que existe é a proposta literária de reflexão que o texto propõe (no exemplar estético dado), seja na prosa quanto na poesia. O leitor é essencialmente CONSUMIDOR, e, excepcionalmente, pode vir a ser PRODUTOR, nas hipóteses em voga. Nestes contextos favoráveis, podem surgir poemas e relatos prosaicos que, na maioria das vezes, nada mais são do que espécimes precários e redundantes. Re-originalizar o tema em discussão de forma esteticamente bem posta não é tarefa de somenos. Depende invariavelmente do talento e preparo do receptor. O efeito do ato de leitura é sempre contextual. E o seu resultado é inesperado e multifacetado. É a isto que chamo de dialética literária. E tudo o que nasce deste fenômeno intelectivo é digno de funda apreciação pelo leitor/autor. Enfim, que venha o bom poema, a boa crônica, os bons contos, que são excepcionalidades. O ENSAIO é o formato usual esperável. É nesta especificidade literária textual que se vai conformando o conhecimento e a experimentação. É por esta que o autor vai reconhecendo suas possibilidades...

– Do livro O CAPITAL DAS HORAS, 2014/15.

http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/5170762