EM POESIA, A MENSAGEM É CODIFICADA

Amada R. D. C. P., confreira de Letras!

Que maravilha o teu comentário sobre a dificuldade para entender o poema com Poesia!

Sempre que acabares de ler um texto apresentado em versos, e, de pronto tiveres entendido e/ou compreendido tudo o que foi lido, este poderá ser “tudo”, menos um escrito em que se constate a presença da categoria ou modalidade literária Poesia.

Simplesmente porque este gênero literário não se destina a ser entendido de imediato, e, sim, é uma mensagem codificada em que as figuras de linguagem ou estilo, especialmente através de duas delas – metonímias e metáforas – subvertem o sentido genuíno ou original da palavra.

Desta sorte, com este novo conteúdo e/ou imagem o significante e o(s) significado(s) adquirem ou apresentam o sentido conotativo das palavras ou versos, fugindo ao lugar comum do cotidiano, no qual o denotativo prevalece.

Abrir códigos, perfectibilizando a sugestão de poeticidade no ventre do poema (eis a materialidade da proposta poética) é o desafio a ser enfrentado pelo poeta- leitor.

Portanto, o organismo verbal denominado poema, peça estética que efetivamente contém, emite, inspira ou suscita Poesia necessita de várias leituras para um bom entendimento ou apreciável compreensão de seu conteúdo ou assunto.

Também é por esta razão que os professores dizem que "A Poesia nos ensina a pensar".

Muito agradecido te abraço, pedindo várias leituras de todo e qualquer poema que te chegar às mãos. É o leitor quem sempre ganha com este singelo e cauteloso proceder.

MONCKS, Joaquim. O CAOS MORDE A PALAVRA. Obra inédita em livro solo, 2024.

https://www.recantodasletras.com.br/escrivaninha/publicacoes/preview.php?idt=8002828