O ADJETIVO NA CONSTRUÇÃO DO POEMA

A. A., amada e dedicada poeta!

Volto para contribuir e agradecer pelo conteúdo de tua interlocução: ... "codificado entre metáforas e conotativos rebuscado com adjetivos". Vide o meu perfil em Facebook/Meta, 19/02/2024:

Vejamos: “Adjetivo é toda palavra que se refere a um substantivo indicando-lhe um atributo”. (Wikipédia)

Sim, estás correta, pode até ocorrer o rebusque no palavreado, porém há que se ter muito cuidado com os adjetivos de modo a que estes não prejudiquem os substantivos, que são elementos essenciais ao entendimento do conteúdo, assunto ou contexto, na peça poética.

Os substantivos são protagonistas no poema: demarcam a amplitude (ou não) da subjetividade autoral no poema. A atuação substantiva prepondera como sujeito de ação ou cumprimento de objetivo.

Os adjetivos, em geral são acessórios no organismo verbal bafejado de beleza e ritmação, dão amplitude ou profundidade à palavra, ora realçando, ora minimizando, enfim, qualificando o conjunto verbal representativo do gênero Poesia.

Contudo, a adjetivação tende a prejudicar a essência rítmica do poema, principalmente os adjetivos que são catalogados gramaticalmente como polissilábicos.

Eu sempre aconselho que o qualificativo com silabação fônica igual ou superior a quatro sílabas seja colocado no final do verso, desde que ritmicamente aconselhável e/ou não apresente prejuízo ou dificuldade para o entendimento do acervo de imagens constantes no verso ou no conjunto da peça poética.

Com este detalhamento metodológico pretendo auxiliar no processo assaz desafiador de se fazer, produzir ou cinzelar o (bom) poema, que é o resultado estético bem-sucedido na conjunção verbal em Poesia.

MONCKS, Joaquim. O CAOS MORDE A PALAVRA. Obra inédita em livro solo, 2024.

https://www.recantodasletras.com.br/escrivaninha/publicacoes/preview.php?idt=8002832