METALITERATURA: TENSÕES ENTRE MÍMESE E O REAL EM MADAME BOVARY DE GUSTAVE FLAUBERT [RESUMO]

Sinopse
Considerado um dos fundadores da estética literária realista, o romance Madame Bovary, de Gustave Flaubert, foi enredado como uma crítica ao Romantismo. Emma Bovary, influenciada pela leitura dos romances românticos, entra em uma vida de adultério e dilapida o patrimônio do marido, o médico Charles Bovary. O presente artigo procura desenvolver uma nova postura acerca desse romance a partir da articulação entre as imagens da própria literatura elaboradas ao longo do texto e a tensão estabelecida entre mímesis e o universo do real. Assim, a literatura transformasse em um texto que fala da própria literatura, transforma-se em metaliteratura. Para iniciar as discussões sobre essa problemática, buscou-se, além da fortuna crítica, uma abordagem a partir de Platão, filósofo grego que argumentou contra o papel enganador da arte, cópia imperfeita do real.
Autor:
Amael Alves Rabelo Júnior e ET ALL
Formato:
pdf
Tamanho:
412 KB
Enviado por:
Amael Alves Rabelo Júnior
Enviado em:
07/03/2012
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.