A teoria socioistórica de Vygotksky e a educação: reflexões psicológicas.

Sinopse
A teoria de Vygotsky tem se constituído como uma das teorias mais debatidas em educação na ultima década. Falar desse autor e de suas contribuições à reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem requer que façamos uma analise do contexto em que foi produzida tal teoria,bem como em que circunstancias ela ganha vulto no Brasil.Esse argumento, por si só,já aponta para uma visão vygotskiana;uma teoria é produzida dentro de um contexto histórico,por um homem igualmente contextualizado e inserido em um tempo histórico.Isso é valido para uma analise cientifica.Se tomamos como exemplo o modelo geocêntrico,que propunha quea terra era o centro do universo,compreendemos que esse modelo foi válido durante um certo tempo e contexto históricos.Partindo da sua análise e da sua evolução da Ciência,ele passa,então,a não mais ser aceito,surgindo o modelo heliocêntrico,que o suplanta e propõe outra explicação cientifica mais relevante. Em relação à Ciência psicológica podemos dizer que essa forma
Autor:
Su Aquino
Formato:
doc
Tamanho:
31 KB
Enviado por:
Su Aquino
Enviado em:
11/09/2011
Classificação:
seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.