O ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO (A) PEDAGOGO (A) E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL

Sinopse
O presente trabalho visa compreender a importância do estágio curricular na construção da identidade profissional do futuro Pedagogo, através das narrativas e histórias de vida daqueles que fizeram parte desse processo, sendo eles os estudantes do 6º e 8º semestre do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da faculdade Santo Antônio de Alagoinhas. Nesse sentido será utilizado como aparato teórico, livros, artigos científicos, tese de doutorado e entre outros de autores como Pimenta (2005) e (2006), Lima (2011), Tardif (2014), Souza (2007) e (2016), Oliveira (2016), Arroyo (2013), Perrenout (2002), Dowbor (2008), Freire (1987). A partir das biografias/autobiografia os colaboradores relataram a maestria de estar em lócus frente a realidade da profissão docente, de percebe-se como sujeito que aprende o oficio da profissão com a troca mutua de experiência com o outro, na qual a identidade não é estática. O trabalho está distribuído em um breve histórico do curso de Pedagogia, e como a sociedade via a figura do professor e como isso implicava/implica na identidade profissional docente, bem como a importância do método autobiográfico, das narrativas e histórias de vidas, pois não dá para falar da formação da identidade do professor sem dar-lhe voz como sujeito protagonista da sua formação e construção da identidade profissional.
Autor:
Edinajara Rodrigues
Formato:
pdf
Tamanho:
2 MB
Enviado por:
Edinajara Rodrigues
Enviado em:
26/12/2020
Classificação:
seguro