CORDEL CIRCULA NA INTERNET SEM AUTORIA, ENFEITADO E MODIFICADO

Estou feliz por receber diversos emails me comunicando que o meu cordel “NO NORDESTE É DIFERENTE, É ASSIM QUE A GENTE FALA”, está bombando na internet. Apesar de estar muito bonito, com fotos de cenas nordestinas, eu lamento que o mesmo esteja circulando sem os devidos créditos para a minha autoria. Além disso, este cordel está sendo publicado sem o primeiro verso, NO BRASIL PRA SE EXPRESSAR, com um título diferente, NO NORDESTE SE FALA ASSIM e com as glosas dessarumadas, modificando as regras da armação da décima de sete sílabas.

Tudo isso é estarrecedor, mas o pior de tudo é esconderem a autoria, como se este cordel tivesse caído do céu, sem ninguém o escrever. Pesquisei no Google e o encontrei em diversos blogs, na sua maioria, com os mesmos erros que citei. Inclusive, o encontrei como sendo de autoria da escritora pernambucana, professora universitária, Tereza Halliday. Sei que não foi ela que assumiu a autoria do cordel, pois foi alguém mal informado que o encontrou no blog A TORTO & A DIREEITO No 111, do colunista Giacomo Mastroianni, postado por Tereza Halliday, e saiu distribuindo por emails, como sendo da autoria dela.

Até o encontrei no blog Recanto das Letras com esta informação, mas já tomei as providências para que ele fosse retirado do mesmo. Também fiz uma denúncia ao Google para que seja corrigida a ilegalidade e seja retirada toda postagem que não divulgue a minha autoria.

Ainda bem que eu resgistrei esse cordel no Escritório de Direitos Autorais, da Fundação Biblioteca Nacional, do Ministéiro da Cultura, pois qualquer ilegalidade cometida e não corrigida com as minhas solicitações, me darão o direito de recorrer à Justiça por danos.

É muito bom saber que um trabalho de nossa autoria está agradando a tanta gente e circulando na internet, mas sem ser dado os créditos do autor, é também muito constrangedor.

Este cordel foi publicado, em março de 2009, pela Editora Coqueiro e muitas outras vezes pela Cactus Cordelaria. Ele faz parte do meu CD “Causos e Cordéis”, gravado em parceria com o poeta Felipe Júnior e do meu livro “Uma Colcha, Cem Retalhos”, que encontra-se na CEPE (Companhia Editora de Pernambuco), com previsão para publicação no próximo mês de novembro. Na internet, este cordel foi publicado no blog Jornal da Besta Fubana (www.luizberto.com), na minha coluna Colcha de Retalhos, em 13 de março de 2009, e no blog Recanto das Letras, na minha página, em 20 de março de 2009.