Festa das flores

Foi a partir de um convite de minha mãe, que passei momentos prazerosos, vislumbrando uma grande variedade de orquídeas, na cidade de Joinville em Santa Catarina, exposta ao público na festa das flores. Conhecida como cidade das flores, Joinville sempre destacou-se por seu cultivo de flores e, por isso, realiza todos os anos a tradicional Festa das Flores, a qual tem um tema diferente a cada ano.

São reproduzidas orquídeas de várias tonalidades e espécies, atendendo as expectativas dos consumidores mais diversificados possíveis, de simples curiosos à apaixonados colecionadores.

As formas e as cores vibrantes das orquídeas, são grandes atrativos para os visitantes. São flores muito apreciadas para decoração de ambientes e que denotam muito carinho, a quem se presenteia. Sãoflores majestosas, imponentes e enriquecem os ambientes com seu requinte, com sua altivez.

Estatísticas mostram que a flor é o segundo item mais vendido no Brasil, atrás apenas das peças de vestuário. É um segmento sem resistência, pois todo mundo gosta de flor. A orquídea que euachei como a mais bonita de todas é a phalaenopis, a conhecida miniorquídea. Existem orquidários que já comercializam em diversos estados do Brasil.

As miniorquídeas são importadas da Ásia e da Europa. Para o produtor ela é uma boa pedida, pois por ser pequena, pode ser produzida por metro quadrado, e os preços pagos ao produtor são os mesmos da orquídea tradicional, e oscilam entre dez e vinte e cinco reais, dependendo da demanda do mercado e da época do ano.

Mas a flor que chamou mais a minha atenção, foi na verdade a flor comestível. Com gosto e textura semelhantes a uma folha dealface, ela é uma bela opção para quem gosta de inovar na arte da culinária,criando um prato mais sofisticado, elaborado e decorado com lindas e coloridas pétalas de flor. Ainda é uma opção também, criar um clima mais romantico ou excitante decorando um ambiente com flores comestíveis para uma noite inesquecível.

Embora existam muitas espécies, pude perceber que a rosa e a orquídea ainda são as flores mais procuradas pelos apaixonados por flores. Vislumbrei orquídeas brancas, rosas, roxas, mescladas e uma em especial que eu jamais pensei um dia ver, uma orquídea verde, exótica, linda e deslumbrante.

Além da exposição de flores, há atrações e oficinas artísticas e culturais, com apresentação de grupos de dança e bandas típicas, a eleição da rainha da festa e o mercado de plantas e flores. A festa também é o ponto de encontro da melhor idade e promove o concurso de jardins da cidade. Além disso, a Festa das Flores mostra aos visitantes aspectos da moderna tecnologia e sua preocupação com o meio ambiente.

Foi um passeio cultural, artístico emaravilhoso. Amei.