Vermelho

Cada um de nós tem uma cor preferida, que lhe aviva as sensações, que lhe proporciona uma energia que estimula os sentidos. Na verdade as cores tem o poder de afetar o nosso equilíbrio energético.

Existem cores quentes, frias e outras neutras. Todas dão o seu toque particular.

Minha cor preferida é o vermelho. Para mim o vermelho domina todas as cores. Trata-se de uma cor poderosa. Uma cor que denota força, resistência, coragem, firmeza, sexualidade e saúde. É a cor das pessoas sociáveis, passionais e gentis. Quando uso vermelho, tenho a impressão de que aumenta o calor da minha pele, a temperatura do meu corpo, acelera o meu coração, aumenta o meu ritmo respiratório, favorece a libertação dos meus hormônios e estimula o meu pensamento para a atividade sexual. Li que ela é considerada uma cor muito auspiciosa, pois, na tradicional cultura chinesa, associa-se à sorte, felicidade e fama, qualidades ligadas ao elemento fogo. Atrai a atenção masculina, é excitante. Cor do fogo e do sangue, parece fazer com que desviemos a atenção de nós mesmos para o mundo. É usado no Feng Shui, nas áreas do sucesso e do relacionamento.

Gosto e uso outras tantas cores em decorações, em peças do meu vestuário, em trabalhos manuais e de outras tantas maneiras, mas o vermelho me irradia uma espécie de alegria, estímulo, me causa um entusiasmo natural.

As cores influenciam tanto em nossas vidas, que nem se quer damos conta da sua força. Muitas pessoas, a maioria do sexo feminino como eu, usam e abusam da cor preta. O preto cria uma linda ilusão de ótica em nossas aparências físicas. Parece retirar de nossa massa corpórea o que temos como sendo escesso, e a sensação de ficarmos com as formas mais curvilíneas nos dá alegria e satisfação pessoal. Essa é a principal causa de o preto ser tão usado, exeto no caso de no Brasil ser a cor oficial do luto.

A cor branca parece reverenciar tudo o que existe de mais puro no mundo. É a cor da serenidade, da plenitude, da paz. E realmente acredito que seja mesmo, porque eu particularmente nas raras vezes em que usei branco me senti leve, calma, lídima ao extremo. Em decoração como de ambientes, eu considero a cor mais indicada, pois é no conforto desses ambientes que criamos tempos de repouso e tranquilidade para pensar sobre o tudo que a vida envolve.

Seria bom fazer uma esplanação longa sobre as cores e seus efeitos sobre nós, mas resolvi não estender o texto, porque queria apenas retratar o meu fascínio pela cor vermelha.

Insisto, reflito, teimosamente eu penso

Interiorizo e faço-me um ser suspenso

Sorrio alegremente em meu doce intento

de avistar na pequena rosa a vermelha cor da cor vermelho.